Densitometria óssea, de, Antebraço

Outros nomes:
DENSIDADE MINERAL OSSEA DE ANTEBRACO
DENSIDADE OSSEA DE ANTEBRACO
DENSITOMETRIA DE RADIO ULTRA DISTAL
DENSITOMETRIA OSSEA DE ANTEBRACO
DENSITOMETRIA OSSEA DE PUNHO
DENSITOMETRIA OSSEA DE RÁDIO 33%
DENSITOMETRIA OSSEA DE ULNA OU ULNAR

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Interferentes - Caso tenha realizado exames de Medicina Nuclear, deve haver um intervalo de sete dias entre esses métodos e a densitometria. II - Restrições - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - A densitometria óssea não pode ser realizada em gestantes nem em mulheres com suspeita de gravidez. - O Fleury só faz a densitometria de antebraço em clientes com idade igual ou superior a 20 anos. - A comparação entre exames só é possível se os estudos forem feitos no mesmo aparelho. Por isso, o Fleury recomenda que o cliente sempre retorne à mesma unidade em que realizou o estudo anterior caso tenha interesse nos resultados comparativos. A comparação pode ser realizada entre exames de até 5 anos. Quando ocorrer a substituição de aparelho da unidade por uma versão mais moderna, a comparação não será possível mesmo que o cliente retorne na mesma unidade por se tratarem de máquinas diferentes. Atenção: Segue as Unidades e datas das trocas de equipamento. Exames realizados nestas Unidades anteriormente a data de troca não podem ser comparados e o cliente pode ser direcionado para a Unidade que preferir. - Paraíso: 01/05/2013 - Braz Leme: 20/06/2014 - Granja Viana: 11/06/2014 - República do Líbano III: 11/07/2014 - Villa Lobos: 22/03/2015 III - Tempo de duração do exame - A densitometria óssea dura cerca de 20 minutos.

Valor de referência

- O exame avalia três regiões do antebraço: o rádio ultradistal, onde predomina osso trabecular; diáfise do rádio, com predomínio de osso cortical e o terço distal total do rádio, com proporções variáveis de osso trabecular e cortical. Os valores obtidos são comparados com a média de adultos jovens da mesma raça e sexo ("T score"), para a avaliação do risco de fraturas, e com a média de uma população da mesma idade e peso do indivíduo ("Z score").

Interpretação e comentários

- O exame faz uma a avaliação do antebraço em três regiões: rádio ultradistal (predomínio de osso trabecular), rádio 33% (predomínio de osso cortical) e rádio total (proporções variáveis de osso cortical e trabecular). Como o rádio 33% é o sítio ósseo periférico com melhor correlação com o risco de fraturas, pode ser utilizado para o diagnóstico de osteoporose, segundo critérios da Organização Mundial da Saúde.

Regiões estudadas

- Antebraço

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822