Outros nomes:
"I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento Monofer® deve ser administrado por via intravenosa (IV, na veia) em adultos a partir dos 18 anos de idade.
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da infusão da medicação.
"I - Informações sobre o Monofer®
Entregar para o cliente assinar o termo ""Avaliação de medicação de origem externa"".
Ao receber a medicação conferir se o cliente trouxe dentro das condições de armazenamento exigidas.
Conferir a medicação com o termômetro infravermelho para avaliar a temperatura no momento da entrega para a enfermagem.
Conferir nome da medicação, dose, via de administração, validade e se a embalagem está íntegra.
- O Monofer® IV é composto por derisomaltose férrica e sua administração tem o objetivo de repor as reservas de ferro no organismo, elemento essencial para a formação da hemoglobina e da mioglobina, especialmente em indivíduos com anemia ferropriva.
II - Indicações do Monofer®
A indicação, em bula, para uso do Monofer® IV é a anemia ferropriva, em indivíduos que não toleram a reposição de ferro com agentes orais ou estes são ineficazes e quando há a necessidade clínica de se administrar ferro rapidamente.
OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.
"A princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado):
O medicamento pode ser administrado na forma de injeção intravenosa em bolus ou diluído em solução fisiológica a 0,9% ou até no ramo venoso do dialisador.
Na injeção intravenosa em bolus, administrar 500mg até 3 vezes por semana com velocidade de administração de 250mg de ferro/minuto. A injeção em bolus pode ser administrada diluída ou não diluída, se for diluída, fazer a diluição em, no máximo 20mL de solução fisiológica 0,9%.
Para injeção intravenosa diluída em solução fisiológica 0,9%, a dose máxima de ferro elementar a ser administrada é de 20mg de ferro/Kg de peso, ou a dose cumulativa pode ser dividida em administrações semanais. Se a dose cumulativa exceder esse limite, a dose deve ser dividida em duas administrações, com intervalo mínimo de uma semana.
Sempre que possível, a primeira administração do Monofer® deve contemplar a dose de 20mg de ferro/Kg de peso. Dependendo da orientação médica, a segunda administração de Monofer®, pode ser realizada após novos exames laboratoriais.
Doses de até 1000 mg devem ser administradas durante 15 minutos ou mais e as doses superiores a 1000 mg devem ser administradas durante 30 minutos ou mais.
"Eventos adversos comuns (frequência entre 1/100 e 1/10 casos): náuseas e erupção cutânea
Eventos adversos incomuns (frequência entre 1/1.000 e 1/100): elevação de enzimas hepáticas, hipersensibilidade, dor de cabeça, parestesia, disgeusia, tontura, fadiga, alterações da pressão arterial, Dor no peito, dispneia, broncoespasmo, Dor abdominal, vômitos, dispepsia, constipação, diarreia, hipofosfatemia, Dor nas costas, mialgia, artralgia, espasmos musculares, pirexia, calafrios/tremores, infecção, reação flebítica local, inchaço, dor, esfoliação da pele, reação no local da injeção.
Eventos adversos raros (frequência entre 1/10.000 e 1/1.000): reação anafilática, disfonia, convulsão, tremor, estado mental alterado, visão turva e perda de consciência, palpitações e quadro flu-like (semelhante à gripe).