Outros nomes: NOVOCORONAVIRUS, Saliva, CORONAVIRUS CHINA, Saliva, Teste para novo corona, Saliva, Detecção de novo coronavírus, Saliva, PCR para novo coronavírus, Saliva, PCR para coronavírus 2019, Saliva, detecção de coronavirus chines, Saliva, PCR para 2019-nCoV, Saliva, PCR para coronavirus Wuhan, Saliva, COVID-19, Saliva, DETECCAO QUALITATIVA DE NOVO CORONAVIRUS, (NCoV-2019) POR PCR, Saliva, RT-PCR COVID-19, Saliva
"I - Informação sobre o exame
Este exame é indicado para o diagnóstico de COVID-19 em pessoas com sintomas entre 3 e 10 dias após o início dos sintomas. Neste mesmo período, apresenta sensibilidade de 94% quando comparado ao mesmo teste realizado em amostra colhida das vias respiratórias (swab).
II - Critérios de realização
- Exame realizado por livre demanda.
- Para crianças de até 5 anos de idade, a coleta da saliva será feita por aspiração com seringa ou pipeta estéril. Pode ser necessário repetir o procedimento de coleta algumas vezes até que seja obtido o volume mínimo necessário para o teste (1,5 mL).
- Não há necessidade de jejum para dieta leve. Se, contudo, o exame for feito após as principais refeições (almoço e jantar), deve haver um intervalo de três horas entre a refeição e a coleta.
- Não ingerir água ou outros líquidos por 1 hora antes da coleta, assim como não fumar ou mascar chicletes neste período.
- O cliente não pode fazer tratamento dentário nas últimas 24 horas anteriores ao exame.
- Antes da coleta, é necessário ficar três horas sem escovar os dentes ou fazer enxague bucal.
- Se o objetivo da realização for viagem, é necessário antes confirmar com a companhia aérea e com o país de destino a validade do exame em saliva é aceito.
Para atendimento particular, não é necessário solicitação médica.
Para Planos de Saúde, seguir as orientações exigidas pelo seu convênio.
Profissionais da área da saúde (Biólogos, Biomédicos, Enfermeiros , Estudantes de Medicina , Farmacêuticos , Fisioterapeutas , Fonoaudiólogos, Dentistas , Médicos, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais, Técnico de Enfermagem, Técnico e Tecnólogos em Radiologia e Médicos do Programa Mais Médicos, Médicos Veterinários, Assistentes Sociais, Psicólogos e Professores de Educação Física) possuem desconto diferenciado no exame.
Necessário apresentar o documento de vínculo ao conselho da sua classe (exceto para estudantes que precisam mostrar o vínculo com a universidade).
A marca Fleury aceita diversas formar de pagamento, mas excepcionalmente para o pagamento deste exame será somente Dinheiro, Cartão de Débito ou Crédito.
III - MODELO DE ATENDIMENTO MÓVEL
Se a coleta for realizada através do Atendimento Móvel, o cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para realizar o agendamento da entrega e retirada do kit para a coleta do material salivar. Este material será entregue e retirado por um portador específico para este serviço.
A entrega e retirada do seu Kit serão realizados sempre no mesmo dia, porém em períodos diferentes. A entrega do material de coleta será realizada no período da manhã e a retirada será no período da tarde.
Esses períodos são fixos e não poderão ser alterados devido a estabilidade do Kit que estamos lhe enviando e para garantir a estabilidade do material que foi colhido.
Seguem os períodos que disponibilizaremos para entrega e retirada do material:
-- Segunda a Sexta:
Entrega do kit: (P1) 08:00 - 10:00 / (P2) 10:00 - 12:00
Retirada do kit: (P1) 13:00 - 15:00 / (P2) 15:00 - 17:00
-- Sábado:
Entrega do kit: (P1) 08:00 - 10:30
Retirada do kit: (P1) 10:30 - 13:00
(P1) Primeiro período
(P2) Segundo período
As instruções para a coleta dos exames serão encaminhadas junto com o kit.
ATENÇÃO: Para crianças de até 5 anos de idade o exame deve ser agendando e realizado em uma das Unidades do Fleury."
Receber exclusivamente saliva para esta sigla. Outrso materiais deverão ser direcionados para a sigla 2019NCOV.
- As amostras de cada cliente devem ser acondicionadas, cada qual, em um saco plástico.
- Em hipótese alguma amostras de diferentes clientes podem ser acondicionadas em um mesmo saco plástico, uma vez que isso aumenta o risco de contaminação, caso haja um vazamento.
Não serão aceitos frascos vazados ou em temperatura ambiente.
SALIVA: enviar o material coletado no tubo de 3mL com meio de transporte viral (isolvir), envolto em GELOX
Estabilidade da amostra
- Temperatura ambiente: não aceitável
- Refrigerada (2°-8°C): 48 horas
- Congelada (-20°C): 1 mês
PCR em tempo real
A detecção do RNA do SARS-CoV-2 em raspados do trato respiratório é o método de eleição para diagnóstico das infecções por este agente. O RNA viral é geralmente detectável em amostras respiratórias superiores e na saliva durante a fase aguda da infecção, com maior sensibilidade em amostras coletadas entre o terceiro e o décimo dia a partir do início dos sintomas.
Um resultado negativo não exclui a possibilidade do diagnóstico, pois há uma variabilidade entre indivíduos quanto à excreção viral. Caso tenham decorrido mais de 10 dias desde o início da sintomatologia, a alternativa para o diagnóstico deve ser a sorologia.
O teste na saliva é realizado pela metodologia de PCR em tempo real, o mesmo utilizado para as amostras respiratórias, para detecção qualitativa de SARS-CoV-2. A sensibilidade deste método na saliva foi de 94%, para amostras de pelo menos 2 mL de saliva, quando comparada à obtida ema amostras de raspado de vias aéreas superiores (swab). As vantagens da coleta de saliva são a maior comodidade do procedimento, a alternativa para pacientes que tem contra-indicação para coleta por via nasal, e a indepeendência da disponibilidade de swabs em momento de restrição do insumo. A despeito da alta sensibilidade na saliva, nos casos com resultados negativos, se inconsistentes com os sinais clínicos, deve ser considerada a repetição do teste em amostras do trato respiratório. Em validação interna, o principal fator que interferiu com a sensibilidade do teste foi o volume de saliva obtido: para amostras com volume inferior a 2 mL, a sensibilidade caiu para a ordem de 70%, razão pela qual o volume mínimo orientado deve ser estritamente observado. O teste foi validado utilizando amostras de pacientes sintomáticos, de modo que o papel da saliva para rastreio de casos assintomáticos de infecção por SARS-CoV-2 não foi estabelecido.