Manual de exames

Detecção de vírus sincicial, respiratório, Vários Materiais

Outros nomes: RSV, ANTIGENO, VRS, ANTIGENO, Teste rápido para vírus sincicial respiratório, Teste rápido para RS, Teste rápido para VRS, RSV antígeno, VRS antígeno, Antígeno vírus sincicial respiratório, Teste rápido vírus sinicical respiratório

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

"- Não é necessário jejum para este exame. Contudo, pela possibilidade de a coleta de nasofaringe estimular o reflexo do vômito, recomenda-se não se alimentar imediatamente antes da coleta. Para lactentes, se possível, deve-se oferecer a amamentação somente após a coleta.

- Cliente com idade inferior a 16 anos, necessário estar acompanhado de um responsável adulto no dia do exame.

- O Fleury NÃO realiza coleta de secreção traqueal.

II - Amostras colhidas no Fleury

- Os testes coletados nas Unidades Alphaville, Analia II, Braz Leme, Paraíso, República do Líbano I, Rochaverá, Santo André II e Villa-Lobos são processados na própria unidade e têm resultado liberado em até 2 horas. Nas demais Unidades, a amostra é enviada à central e o resultado é liberado em 1 dia útil (incluindo sábados), até as 18 horas.


III - Para amostras não colhidas no Fleury

- Materiais enviados serão aceitos somente se refrigerado, em até 72 horas após a coleta. Não aceitaremos frascos vazados ou em temperatura ambiente.

Processamento e adequação da amostra

4.1 - Unidades que processam o exame na DIST
- Receber e processar a amostra utilizando kit de teste rápido disponível na Distribuição, conforme recomendações específicas para o kit em uso.
- Para amostras coletadas em swab, utilizar o meio com Isolvir como solução de eluição; para amostras líquidas, utilizar apenas a amostra. Atenção para o tempo exato de leitura recomendado pelo fabricante.
- Digitar e liberar o resultado, atentando para a seleção da metodologia correta.

4.2 - Unidades que enviam a amostra à Central
- Enviar o material o mais rápido possível à área técnica, respeitando o prazo máximo de até 72 horas após a coleta. Atenção para enviar as amostras coletadas juntas em saco plástico. Não enviar separadamente. Realizar o transporte com refrigeração.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada: 72 horas;
Congelada: não aceitável.

Método

- Unidades que processam o exame: teste rápido imunocromatográfico.

- Unidade que enviam à central: imunofluorescência direta.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- O exame é útil para o diagnóstico da infecção respiratória causada pelo vírus sincicial respiratório, o principal agente etiológico de infecções respiratórias baixas em crianças com menos de 2 anos (traqueobronquite, bronquite, bronquiolite e pneumonite).

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura