Outros nomes: PCR para KPC, PCR para NDM
- Esse exame é aplicável a pacientes hospitalizados ou em internação domiciliar e permite avaliar a colonização do trato digestório por bactérias que potencialmente produzem carbapenemases dos tipos KPC e/ou NDM e/ou OXA-48. O exame pode ser utilizado também para confirmação dos genes blaKPC, blaNDM, blaOXA-48 e blaOXA-48-like em culturas bacterianas puras.
CEPA BACTERIANA:
- Enviar a amostra em swab com meio de transporte Amies, Stuart, Cary-Blair ou em tubo com Ágar inclinado em temperatura ambiente ao setor de Métodos Moleculares.
SWAB RETAL
- Receber swab em tubo sem meio de cultura
- Enviar o material à seção de Métodos Moleculares sob refrigeração (2-8ºC) até 48 horas após a coleta, ou congelado até 72 horas após a coleta.
Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): até 48 horas;
Congelada (-20 ºC): até 72 horas
CEPA BACTERIANA:
Receber cultura bacteriana em placa com meio de cultura ou em swab com meio de transporte
- Enviar ao setor de Microbiologia que fará a reativação da cultura e/ou preparo da suspensão para a BMO.
Temperatura ambiente: 72 horas;
Refrigerado (2-8 ºC): 21 dias.
- PCR em tempo real.
Não detectado.
- O teste permite a detecção simultânea dos genes blaNDM-1 a blaNDM-9; blaKPC-2 a blaKPC-14; blaOXA-48, blaOXA-162, blaOXA-163, blaOXA-181, blaOXA-204, blaOXA-232, blaOXA-244, blaOXA-245, blaOXA-247 e blaOXA-370. A diferenciação entre as variantes tem apenas interesse epidemiológico e deve ser realizada por sequenciamento de DNA. A pesquisa dos genes blaKPC, blaNDM e blaOXA-48 por PCR em tempo real permite a detecção precoce de pacientes colonizados por bactérias potencialmente produtoras de carbapenemases e implementação de medidas de precaução de contato mais rigorosas.