Dexametasona, soro

Outros nomes:
DOSAGEM DE DEXAMETASONA SANGUE
DOSAGEM DE DEXAMETASONA, SORO
DEXAMETASONA SORO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- A coleta deve ser feita pela manhã, entre 8 e 10 horas. - Em suspeitas de intoxicação, o exame pode ser colhido a qualquer momento. - O uso de medicações contendo betametasona podem interferir na dosagem deste analito.

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar a 2.200 g por 10 minutos a 18 ºC - Aliquotar todo volume de soro em tubo de alíquota padrão. - Enviar à seção, refrigerado; - Volume mínimo: 0,5 mL Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 2 anos.

Método

- Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas em tandem.

Valor de referência

- Superior a 20 ng/dL: confirma o uso de dexametasona - Superior a 130 ng/dL: concentração necessária para obter uma adequada supressão do cortisol após 1 mg de dexametasona.

Interpretação e comentários

A dosagem sérica de dexametasona está indicada nos pacientes que realizam o teste de supressão do cortisol com dexametasona overnight para diagnóstico de hipercortisolismo. Este teste é auxiliar no diagnóstico da Síndrome de Cushing. Após a administração da dose de dexametasona, espera-se que ocorra a elevação sérica da sua concentração, determinada na manhã seguinte. A dexametasona é rapidamente absorvida no trato gastrintestinal, tendo um rápido início de ação e a Cmax atingida em 1 a 2 horas. Possui uma alta ligação as proteínas plasmáticas, cerca de 65% a 90%. Sofre biotransformação primariamente hepática e parcialmente pulmonar. Sua meia-vida plasmática é de 3 a 4,5 horas. A dexametasona possui eliminação renal por metabólitos inativos. Distúrbios na absorção intestinal podem interferir na concentração sérica da droga. A não absorção adequada e/ ou aceleração do metabolismo da dexametasona por doenças ou fármacos são causas de falso- positivos no teste de supressão com dexametasona. Dessa forma, a medida da dexametasonemia tem grande importância na validação do teste de supressão com dexametasona.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822