Dexametasona, soro

Outros nomes:

DOSAGEM DE DEXAMETASONA SANGUE

DOSAGEM DE DEXAMETASONA, SORO

DEXAMETASONA SORO

Orientações necessárias

- A coleta deve ser feita pela manhã, entre 8 e 10 horas. - Em suspeitas de intoxicação, o exame pode ser colhido a qualquer momento. - O uso de medicações contendo betametasona podem interferir na dosagem deste analito.

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar a 2.200 g por 10 minutos a 18 ºC - Aliquotar todo volume de soro em tubo de alíquota padrão. - Enviar à seção, refrigerado; - Volume mínimo: 0,5 mL Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 2 anos.

Método

- Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas em tandem.

Valor de referência

- Superior a 20 ng/dL: confirma o uso de dexametasona - Superior a 130 ng/dL: concentração necessária para obter uma adequada supressão do cortisol após 1 mg de dexametasona.

Interpretação e comentários

A dosagem sérica de dexametasona está indicada nos pacientes que realizam o teste de supressão do cortisol com dexametasona overnight para diagnóstico de hipercortisolismo. Este teste é auxiliar no diagnóstico da Síndrome de Cushing. Após a administração da dose de dexametasona, espera-se que ocorra a elevação sérica da sua concentração, determinada na manhã seguinte. A dexametasona é rapidamente absorvida no trato gastrintestinal, tendo um rápido início de ação e a Cmax atingida em 1 a 2 horas. Possui uma alta ligação as proteínas plasmáticas, cerca de 65% a 90%. Sofre biotransformação primariamente hepática e parcialmente pulmonar. Sua meia-vida plasmática é de 3 a 4,5 horas. A dexametasona possui eliminação renal por metabólitos inativos. Distúrbios na absorção intestinal podem interferir na concentração sérica da droga. A não absorção adequada e/ ou aceleração do metabolismo da dexametasona por doenças ou fármacos são causas de falso- positivos no teste de supressão com dexametasona. Dessa forma, a medida da dexametasonemia tem grande importância na validação do teste de supressão com dexametasona.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.