Digoxina, soro

Outros nomes:
DIGOXINA, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE
DIGOXINEMIA
LANOXIN®

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 8 horas

Orientações necessárias

- O cliente deve estar com a dosagem estável da medicação há pelo menos dois dias. - Caso o medicamento seja usado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita de 12 a 24 horas após a tomada. - Caso o medicamento seja usado duas ou mais vezes ao dia, a coleta deve ser feita dentro do período de uma hora antes da hora habitual. - Em caso de suspeita de intoxicação, pode ser colhida a qualquer momento (anotar o horário da tomada). - O cliente deve informar ao Fleury as medicações usadas nos últimos sete dias.

Processamento e adequação da amostra

- Exame realizado no HSIR - Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC - Aliquotar 1 mL de soro em tubo vacutainer, com capacidade de 4 mL. - Enviar à seção refrigerado ou se necessário congelar em gelo seco - Volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL Estabilidade da amostra (material aliquotado): Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerado (2-8 °C): 1 semana; Congelado (- 20 °C): 6 meses.

Método

- Imunoenzimático.

Valor de referência

Nível terapêutico: - Para tratamento de insuficiência cardíaca: 0,8 a 1,5 ng/mL - Para tratamento de arritmias: 1,5 a 2,0 ng/mL Valores críticos: - Adultos : 2,5 ng/mL - Crianças: 3,0 ng/mL

Interpretação e comentários

- O exame é útil no acompanhamento terapêutico de pessoas que fazem uso de digoxina, um potente glicosídeo, freqüentemente utilizado em indivíduos com insuficiência cardíaca e/ou arritmias cardíacas. - A ocorrência de intoxicação pela substância não é um evento raro, uma vez que o medicamento apresenta uma baixa relação terapêutica - diferença entre o nível terapêutico e o nível tóxico - e um pequeno intervalo terapêutico. Essa situação constitui um problema clínico grave e, às vezes, de difícil diagnóstico. Tendo em vista a grande variabilidade individual, os níveis séricos de digoxina são praticamente imprevisíveis. Por essas razões, sua monitorização, combinada com dados clínicos, pode ser de grande valia no acompanhamento de pessoas que estejam fazendo tratamento com essa droga, permitindo ajustes nas prescrições. Vale ressaltar que este exame não tem utilidade para acompanhar indivíduos que utilizem digitoxina ou outros glicosídeos.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822