Manual de exames

Dosagem fator 9, por método cromogênico, plasma

Outros nomes: Fator 9 da coagulação por método cromogênico, FIX cromogênico

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- É o preparo que o cliente deve previamente saber, para a devida coleta ou realização do exame, tais como não realizar esforço físico, dieta, não fumar, trazer anotado os medicamentos em uso, trazer solicitação médica etc. São informações que ficam disponíveis para os clientes externos, via internet. Portanto, não devem conter siglas e outras informações de uso interno. (validação Processos de Atendimento e Educação Médica)

Processamento e adequação da amostra

Verificar:
Se há presença de coágulo, invertendo gentilmente o tubo. Se houver, recusar o material.
Se o volume de sangue + o anticoagulante atingiu 90% ou mais do nível do tubo (observar tabela com referência de preenchimento).
Se o volume estiver incorreto, solicitar coleta de novo material ou em caso de dúvida contatar um colaborador do Setor de Hemostasia.

PREPARO DO MATERIAL A SER ENVIADO CONGELADO (plasma pobre em plaquetas)

IMPORTANTE: para a centrifugação do Plasma Pobre em Plaquetas (PPP) é necessário realizar DUPLA CENTRIFUGAÇÃO EM TUBO AMBAR

1) No máximo até 4 horas após a coleta, centrifugar os dois tubos a 18 ºC em 2.200 g durante 15 minutos ***

2) Retirar o material da centrífuga e observar se o paciente tem hematócrito alto (utilizar tabela).
Se a papa de hemácias for superior ao limite indicado, isto significa que o paciente tem hematócrito superior a 55%.

3) Aliquotar o plasma em tubo de alíquota padrão separando cuidadosamente o plasma dos tubos com uma pipeta plástica sem tocar na camada onde estão as plaquetas e sem formar "espuma".

4) Repetir o processo de centrifugação e separação IMEDIATAMENTE.

5) Aliquotar NO MÍNIMO 2 mL do plasma pobre em plaquetas em 1 tubo âmbar e congelar material IMEDIATAMENTE.

Obs: alíquota deve ser realizada em tubo âmbar devido a esse tubo ser de polipropileno, não porque a amostra precise ser protegida da luz.

- Não serão aceitas as amostras com alto índice de hemólise, lipemia, ictéricas ou que possuam hematócrito alto (utilizar tabela).

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2ºC a 8ºC): não aceitável;
Congelada (- 20ºC): 14 dias;

Método

Ensaio Cromogênico: 2 Estágios

Valor de referência


- 65-140%

Interpretação e comentários

Neste ensaio de 2 estágios, o plasma do paciente é diluído e combinado com reagentes contendo os fatores VIII, X, V, XIa, II, inibidor de fibrina, cálcio e fosfolipídios. O fator IX do paciente é ativado e permite a ativação do fator X. Após um período de incubação, adiciona- se o substrato cromogênico, o qual avaliará a ação do Fator Xa, liberando a cor. Esta cor produzida será proporcional à quantidade de fator IX presente na amostra.
Este teste está indicado para a monitorização de pacientes hemofílicos do tipo B em tratamento com fator IX de meia-vida prolongada (Por exemplo: Alprolix®, Idelvion®)
Também está indicado como ferramenta auxiliar no diagnóstico de pacientes com suspeita de hemofilia B, cujos valores da atividade do fator IX tenham se revelado normais.
Pode ser utilizado também em pacientes com anticoagulante lúpico positivo e demonstração laboratorial da interferência deste inibidor na determinação da atividade do Fator IX.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura