Dose terapêutica de iodo-131, para câncer de tireoide ambulatorial

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 7 dias corridos às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Interpretação e comentários

Trata-se de um método terapêutico que utiliza a administração, por via oral, de doses radioativas de iodo-131 (iodoterapia). É empregado como tratamento complementar à tiroidectomia total nos casos de câncer de tiroide para eliminar qualquer tecido tiroideano que a cirurgia não tenha conseguido retirar. A iodoterapia também é indicada para o tratamento de metástases do câncer de tireoide. Dependendo da atividade a ser administrada, o tratamento pode ser realizado de forma ambulatorial (até 50mCi) ou com internação (acima de 50mCi).

Principais indicações

Tratamento complementar à tiroidectomia total e de metástases de tumores tirodianos.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o tratamento - Para agendamento do tratamento, é necessário agendar previamente uma entrevista com o setor de medicina nuclear, que definirá a dose a ser administrada e passará as orientações de preparo e radioproteção. Nessa entrevista o cliente deverá levar consigo exames prévios relacionados (pesquisa de corpo inteiro com iodo e exames laboratoriais). - O tratamento compreende a administração de iodo radioativo por via oral. O cliente será liberado para casa imediatamente após o procedimento. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando. - Para mulheres em idade fértil, é necessário fazer a coleta de beta-hCG 24 até 3 dias antes do tratamento. - Ao agendar o tratamento, o cliente precisa informar os nomes de medicamentos e de antissépticos usados nos últimos 90 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente. - É necessário aguardar 30 dias para marcar o tratamento caso tenha realizado exames ou procedimentos com contraste iodado ou substâncias iodadas, como urografia excretora, tomografia computadorizada com contraste iodado, colposcopia, cateterismo cardíaco, angiografia de olhos com indocianina verde, etc., ou se usou tintura para cabelo, cosméticos, bronzeadores e antissépticos que contêm iodo. ATENÇÃO: o iodo radioativo empregado para este tratamento é solicitado exclusivamente para o cliente que agendou o procedimento. Para que não haja perda do material radioativo, pedimos a gentileza de entrar em contato com o Fleury, preferencialmente com antecedência de 5 dias, para informar qualquer desistência ou necessidade de remarcação do tratamento. III - Preparo - Nos sete dias anteriores ao tratamento, o cliente precisa adotar uma dieta pobre em iodo, devendo, para tanto, diminuir a ingestão de sal comum, sal marinho (não refinado) e sal light. As orientações de dieta serão fornecidas no momento da entrevista.

Método

Terapia com radioisótopos (iodo-131)

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.