Drogas, de venda livre ou sob prescrição, triagem para, soro

Orientações necessárias

Este exame faz a pesquisa qualitativa da droga, mas não faz a análise quantitativa. Se pedido médico conter a palavra ""dosagem"", este exame não é o indicado. Não há necessidade de preparo para este exame. Este exame é realizado somente com solicitação médica. É necessário trazer documento de identidade (RG). Este é um exame de triagem. A quantificação de eventuais substâncias encontradas pode ser solicitada em pedido específico, a depender da disponibilidade do teste pelos laboratórios de referência. ATENÇÃO: Este não é um exame de screening toxicológico.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Centrifugar a 2200 por 10 minutos a 18 ºC; - Aliquotar em 2 tubos de alíquota padrão, 3,5 mL de soro em cada; - Volume mínimo: 2 tubos com 3,0 mL de soro em cada; - Refrigerar a 2-8 °C. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 horas; Refrigerada (2-8ºC): 14 dias; Congelada: 14 dias.

Método

- Cromatografia gasosa. Confirmação por espectrofotometria de massa.

Valor de referência

- Identificação de eventual droga presente. Abaixo estão relacionadas as substâncias testadas neste exame: - antidepressivos: amitriptilina, bupropiona, citalopram, clomipramina, doxepina, fluoxetina, imipramina, mirtazapina, nortriptilina, sertralina, trazodona, trimipramina, venlafaxina - antiepilépticos: carbamazepina, lamotrigina, levetiracetam, metosuximida, oxcarbazepina, oxcarbazepina (metabólitos), primidona, topiramato - antipsicóticos: clorpromazina, clozapina, prometazina, tioridazina - anti-tussígeno: guaifenesina - barbitúricos: amobarbital, butabarbital, butalbital, fenobarbital, mefobarbital, pentobarbital, secobarbital - benzodiazepínicos: diazepam, midazolam, nordiazepam, zoldipem - hipnóticos / sedativos: meprobamato, zaleplon - miorrelaxantes: carisoprodol, ciclobenzaprina, metaxalona - opiáceos e opióides: dextromorfano, codeína, fentanil, meperidina, metadona, tramadol - outros: cafeína, clorfeniramina, difenidramina, doxilamina, estricnina, ibuprofeno, lidocaína, metilfenidato, naproxeno, paracetamol (acetaminofeno), propofol, salicilato, teofilina

Interpretação e comentários

- O teste é útil para a triagem de diversas drogas no sangue, tais como barbitúricos, tranquilizantes, hipoglicemiantes, anticonvulsivantes, sedativos, antidepressivos, analgésicos e estimulantes, entre outras. - Este teste não se destina à finalidade forense. - Este procedimento não detecta drogas de abuso e não é adequado para monitorização terapêutica de drogas. Não é indicado, ainda, na detecção de digoxina, lítio, alguns benzodiazepínicos e a maior parte dos opiáceos/opioides. - Este é um exame de triagem. A quantificação de eventuais substâncias encontradas pode ser solicitada, mediante solicitação médica, a depender da disponibilidade do teste pelos laboratórios de referência.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.