Outros nomes:
I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento dupilumabe deve ser administrado por via subcutânea (SC), em adultos e pacientes acima de 12 anos de idade.
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Não é necessário jejum.
A administração de dupilumabe é realizada somente após entrevista médica
-No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.
-Esse medicamento não deve ser administrado, caso você apresente ou tenha suspeita de infestação intestinal por parasitas, contate seu médico para verificar a necessidade de realizar tratamento específico. Evitar o uso do dupilumabe se você tomar vacina com agentes vivos atenuados.
-O dupilumabe só pode ser usado durante a gestação sob supervisão médica, é importante que você contate seu médico se apresentar atraso menstrual ou se houver suspeita de que você está grávida. Deve-se evitar o uso do dupilumabe durante a amamentação. Comunique seu médico sobre o tratamento com dupilumabe, caso necessite fazer tratamento para fertilização.
-O dupilumabe não deve ser utilizado em indivíduos com idade inferior a 12 anos.
-Atenção para diabéticos, esse medicamento contém açúcar.
-Evitar o uso deste medicamento em caso de história de reação alérgica ao mesmo.
-O dupilumabe deve ser usado com precaução em indivíduos com asma ou outras doenças alérgicas que não a dermatite atópica.
-Evitar o uso do dupilumabe se você apresentar olho vermelho ou alterações da visão, contate seu médico imediatamente.
I - Informações sobre o dupilumabe
- Dupilumabe é um anticorpo monoclonal humano da classe IgG4 recombinante humano que inibe a sinalização de citocinas da resposta Th2, como a interleucina (IL)-4 e a IL-13, ligando-se à subunidade IL-4R? que é compartilhada pelos complexos de receptores IL-4 e IL-13. O dupilumabe inibe a sinalização da IL-4 através do receptor Tipo I (IL-4R?/?c), e ambas sinalizações IL-4 e IL13 através do receptor Tipo II (IL-4R?/IL-13R?). IL-4 e IL-13 são citocinas envolvidas na fisiopatologia da doença atópica.
II - Indicações do dupilumabe:
As indicações, em bula, para uso do dupilumabe SC são dermatite atópica moderada a grave e asma brônquica grave a partir dos 12 anos de idade. Na dermatite atópica, o dupilumabe é indicado quando a doença não for adequadamente controlada com tratamentos tópicos ou quando estes tratamentos não são aconselhados. Para a asma brônquica grave, como tratamento de manutenção complementar para asma grave com inflamação tipo T2, caracterizada por eosinófilos elevados no sangue e/ou FeNO (fração exalada de óxido nítrico) aumentada, que estão inadequadamente controlados, apesar de doses elevadas de corticosteroide inalatório, associado a outro medicamento para tratamento de manutenção. O dupilumabe também é indicado na terapia de manutenção de pacientes com asma brônquica grave, dependentes de corticosteroide oral, independente de alterações de marcadores de inflamação tipo 2.
OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.
O dupilumabe 400mg SC deve ser utilizado como dose inicial de ataque. A terapia de manutenção é realizada em seguida, a cada 2 semanas, na dose de 200mg SC.
- A ocorrência de anafilaxia e de reações de hipersensibilidade é muito rara com o uso de dupilumabe SC (<1%).
- Reação no local da injeção do dupilumabe pode ser observada em até 10% dos casos, sendo transitória na maioria das vezes.
- Reações oculares são comuns com o uso do dupilumabe e incluem conjuntivite (10%) e em <1% dos casos, pode-se observar prurido ocular, blefarite, olho ceco, herpes oral ou ceratite.
- Herpes zoster e eczema herpético também pode ser observado como complicação da terapia com dupilumabe em < 1%.