Outros nomes: ECOCARDIOGRAMA COM STRAIN E TRABALHO MIOCÁRDICO , ECOCARDIOGRAMA COM TRABALHO MIOCÁRDICO
"Definição e principais indicações: método de diagnóstico que compreende a análise, por ultrassom, da anatomia e função do coração e parte dos grandes vasos, em repouso. O exame inclui as técnicas de modo uni e bidimensional, Doppler pulsátil, contínuo e tecidual, e mapeamento de fluxo em cores, como os demais tipos de ecocardiograma. A análise do strain permite maior detalhe da função miocárdica e detecção precoce de disfunção global e segmentar do ventrículo esquerdo. O trabalho miocárdico irá determinar a curva strain x pressão arterial, calculando o trabalho construtivo, desperdiçado e a eficiência.
Principais indicações: além das análises do ecocardiograma convencional, a técnica do strain está indicada em situações em que o miocárdio pode estar acometido, mas mantém a fração de ejeção ainda normal como nos pacientes em quimioterapia com medicações cardiotóxicas, e nas doenças das valvas cardíacas. Pode ser útil também na doença arterial coronária. -
"
- As mesmas do ecocardiograma convencional.
"I - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Este exame é feito somente em pessoas com mais de 14 anos.
II - Preparo
- Não há necessidade de suspender as medicações em uso.
- Clientes do sexo feminino não devem vir para o exame usando vestido, pois há necessidade de tirar a blusa ou camisa e o sutiã.
- O exame tem duração de 50 minutos.
- No dia marcado, o cliente não pode praticar esportes nem realizar esforço físico antes do exame.
- Trazer pedido médico e os nomes dos medicamentos em uso se tiver."
Imagens especiais são obtidas durante a realização de um ecocardiograma convencional (ultrassom do coração). Estas imagens serão posteriormente revisadas e analisadas em software específico
"Esse exame está principalmente indicado como complementação do ecocardiograma convencional para avaliação função ventricular em situações como quimioterapia com medicamentos cardiotóxicos, doenças valvulares com comprometimento do ventrículo esquerdo e fração de ejeção ainda preservada.
'A interpretação se baseia na obtenção de valores do strain que é medido em porcentagem. Atualmente considera-se como valor de corte de - 18%. Quanto mais negativo melhor a função. Serão calculados o trabalho construtivo, desperdiçado e a eficiência.
"