Ecocardiograma, com contraste

Outros nomes:
ECOCARDIOGRAMA COM OPACIFICAÇÃO DO VENTRÍCULO ESQUERDO COM CONTRASTE
ESTUDO DA PERFUSÃO MIOCÁRDICA COM CONTRASTE ECOCARDIOGRÁFICO

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 2 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Não há resultado para ser entregue

Principais indicações

O ecocardiograma com contraste é uma complementação aos demais tipos de ecocardiograma como o convencional, estresse farmacológico ou sob exercício físico, etc. Está indicado quando as imagens são limitadas para uma completa avaliação da função das paredes cardíacas, para análise da perfusão miocárdica (pesquisa de isquemia), para análise mais detalhada de massas ou tumores intra-cardíacos, e amplificação dos sinais de Doppler para análise de fluxo

Regiões estudadas

Cavidades cardíacas

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame é feito somente com pedido médico do paciente ou do médico do Fleury, quando indicado. - Caso o contraste ecocardiográfico seja realizado em associação ao ecocardiograma sob estresse ou sob esforço físico, seguir as orientações destes exames. II - Contraindicações: - Este ecocardiograma não deve ser realizado durante a gestação, em crianças e em pacientes com determinados tipos de doença cardíaca congênita. - Como há outras possíveis contraindicações, a equipe médica do Fleury pode sugerir a suspensão temporária do exame após contato com o médico solicitante. III - Medicamentos - Informar os nomes de todos os medicamentos que usa. - Se a solicitação médica for para ecocardiograma sob estresse com dipiridamol, o paciente não deve usar aminofilina e/ou Persantin® nas 24 horas anteriores ao exame. - Se a solicitação for com dobutamina ou ecocardiograma sob esforço físico, não precisa suspender nenhuma medicação. IV - Preparo - Nas 24 horas que antecedem o exame, não ingerir café, chá, chocolate, refrigerantes e bebidas alcoólicas. - No dia do exame, não fazer exercícios físicos. - O exame requer duas horas de jejum. Dessa forma, o cliente pode fazer uma refeição leve até duas horas antes do horário marcado para o procedimento. - Para os homens, pode ser necessária uma tricotomia (raspagem dos pelos) em pontos do tórax para a fixação de eletrodos. V - Cuidados após o exame - Se o exame for realizado com qualquer tipo de estresse farmacológico (dobutamina ou dipiridamol) o cliente deve deixar o Fleury acompanhado e não dirigir veículos até o retorno à sua residência. - Evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana. Em caso de necessidade de exposição solar antes desse período, o cliente deve usar protetor com FPS maior que 30. - IMPORTANTE: Chegar à unidade com pelo menos uma hora de antecedência sempre que precisar coletar qualquer tipo de exame antes da realização deste ecocardiograma.

Método

Para a realização de ecocardiograma ou ecocardiograma sob estresse as imagens cardíacas são obtidas com ultrassom. Em alguns pacientes, devido a conformação do tórax, as imagens são limitadas para visibilização completa das cavidades, paredes cardíacas e estruturas internas. Além disso, as imagens ecocardiográficas convencionais não fornecem informações diretas sobre a perfusão miocárdica. Para melhorar a qualidade das imagens das estruturas cardíacas e/ou analisar a perfusão miocárdica em exames convencionais ou sob estresse físico ou farmacológico, recomenda-se o uso do contraste ecocardiográfico. Este contraste (SonoVue) é aplicado por via endovenosa, opacifica as cavidades cardíacas, realça a identificação das bordas das paredes e permite uma análise melhor da contração das paredes do coração, principalmente no exame sob estresse. O contraste pode também identificar isquemia miocárdica bem como diferenciar entre massas (trombos) ou tumores intracardíacos. No Fleury utiliza-se o contraste SonoVue®, produzido pela Bracco, que consiste de uma suspensão microscópica de microbolhas (2,5 ?m) constituídas de camada fina e flexível de fosfolipides preenchidas com o gás hexafluoreto de enxofre (SF6); este gás não é tóxico e é muito estável, inerte e é completamente exalado em alguns minutos pelos pulmões. O produto é injetado em veia periférica. Os efeitos colaterais relatados com este tipo de contraste são raros, não graves e resolvem espontaneamente sem dano residual. As reações adversas mais frequentes são: dor de cabeça (2,1%), reação no local da injeção (0,6%), náusea (1,3%, dor torácica (1,3%), aumento da glicose (0,6%), alteração paladar (0,9%), vasodilatação (0,6%) e parestesia (0,6%). Reações de hipersensibilidade (alergia) são raras e incluem vermelhidão da pele, redução da frequência cardíaca e/ou da pressão arterial. Em casos muito raros (aproximadamente 1:10.000) pode evoluir para choque anafilático. O exame não deve ser realizado em gestantes, crianças e em pacientes com doença cardíaca congênita, em particular os com anormalidades de fluxo intra-cardíaco (shunt).

Interpretação e comentários

O contraste é utilizado para opacificação das cavidades cardíacas quando as imagens ecocardiográficas convencionais são inadequadas para interpretação e/ou para analisar a perfusão miocárdica em exames convencionais ou sob estresse físico ou farmacológico. Pode ser usado também para identificar e diferenciar massas ou tumores cardíacos. O contraste realça a identificação das bordas das paredes e permite análise melhor da função segmentar do ventrículo esquerdo, principalmente no exame sob estresse. O exame não deve ser realizado em gestantes, crianças e em pacientes com doença cardíaca congênita, em particular os com anormalidades de fluxo intra-cardíaco (shunt). Os efeitos colaterais relatados com este tipo de contraste são raros, não graves e resolvem espontaneamente sem dano residual. No Fleury utiliza-se o contraste SonoVue®, produzido pela Bracco, que não é tóxico e é muito estável, inerte e é completamente exalado em alguns minutos pelos pulmões. O produto é injetado em veia periférica. A interpretação depende da indicação: avaliação qualitativa ou quantitativa da função sistólica global e segmentar do ventrículo esquerdo bem como da perfusão miocárdica. Na avaliação de tumores e massas a ausência de perfusão sugere trombo; ao contrário, sugere tumor.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822