Ecocardiograma, de esforço

Outros nomes:
ECO COM ESFORCO
ECOCARDIOGRAMA BIDIMENSIONAL COM ESTRESSE FÍSICO
ECOCARDIOGRAMA COM ESFORÇO
ECOCARDIOGRAMA BIDIMENSIONAL COM ESFORÇO EM MACA COM BICICLETA
ECOCARDIOGRAMA DURANTE ESFORÇO FÍSICO
ECOCARDIOGRAMA COM DOPPLER ASSOCIADO AO ESFORCO FISIC
ECOCARDIOGRAMA BIDIMENSIONAL COM DOPPLER E ESTRESSE FISICO
ECOCARDIOGRAMA BIDIMENSIONAL COM ESTRESSE FISICO EM ESTEIRA

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com pedido médico. - Esse exame é realizado em bicicleta ergométrica em maca ou em esteira rolante. - Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um adulto responsável no dia do procedimento. - O limite de peso para a execução do ecocardiograma sob esforço físico é de 140 kg. - Os pacientes devem ter ao menos 14 anos de idade. - Outras condições específicas consultar equipe de ecocardiografia. II - Medicamentos - No momento da marcação do exame o paciente deve informar as medicações em uso, pois pode ser necessária a suspensão de alguns tipos de medicamentos, desde que tenha a concordância do médico assistente. - Medicações para asma, diabetes, problemas neurológicos, labirintite, distúrbios da tiroide e infecções (antibióticos) só devem ser interrompidos sob orientação do médico assistente. III - Contra-indicações - O exame NÃO deve ser feito durante gestação, menstruação com sintomas intensos, enxaqueca, anemia, gripe, estado febril e quadros infecciosos agudos, dificuldades de movimento das pernas. Outras condições podem ser resolvidas no momento do exame. IV - Preparo - Nas 24 horas anteriores ao exame não usar na pele do tórax, cremes, pomadas, bronzeadores ou qualquer substância oleosa. - No dia do teste, o cliente não pode fazer exercícios físicos, ingerir bebidas alcoólicas ou outras bebidas ou alimentos que contenham cafeína como: café, chás, chocolate e refrigerantes. - Não fumar no dia do exame. - Para o exame, vestir ou trazer roupas confortáveis para o exercício e calçados com sola de borracha, ou tênis. Caso pretenda tomar banho após o esforço, trazer toalha de banho, chinelos com sola de borracha e produtos para higiene pessoal. - Clientes do sexo feminino usarão avental aberto na frente fornecido pelo Fleury para facilitar a obtenção das imagens do coração. - Para os homens, pode ser necessária uma raspagem de pelos em alguns pontos do tórax para a fixação dos eletrodos. - É possível fazer uma refeição leve antes do teste. Se o exame for de manhã, deve-se manter o desjejum habitual. Se for à tarde, sugere-se um lanche leve. - O paciente deve chegar ao Fleury 30 minutos antes do horário agendado, com tolerância máxima de 10 minutos. - Após o teste, recomenda-se evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana. Se necessário sugere-se usar protetor solar com FPS maior que 30. - IMPORTANTE: Se precisar coletar sangue ou outro material para exames antes do ecocardiograma de esforço deve chegar à unidade com ao menos uma hora de antecedência.

Método

I- Aspectos gerais: É um exame que emprega esforço físico sob supervisão médica para evidenciar alterações cardiovasculares gerais, de contração miocárdica segmentar e global do ventrículo esquerdo ao ecocardiograma, que por ventura não estejam presentes em repouso. O exame também pode ser usado para avaliar a repercussão de doenças valvares, congênitas, cardiomiopatias e hipertensão pulmonar. - As imagens ecocardiográficas do ventrículo esquerdo são obtidas e registradas antes, durante o pico do esforço e ao final da fase de recuperação. Simultaneamente são registrados eletrocardiograma de 12 derivações, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e os eventuais sintomas. - Protocolo de esforço físico em bicicleta ergométrica em maca: recomenda-se o protocolo de Balke. Neste protocolo a carga inicial pode ser: homens adultos saudáveis de 50 W (Watts), em mulheres e pacientes em geral de 25 W, e pacientes limitados iniciar sem carga (zero W). Utilizar incrementos de 25 W a cada 3 (três minutos). Procura-se sempre atingir o maior nível de esforço com a maior freqüência cardíaca possível: ao menos 85% da freqüência cardíaca submáxima predita. O esforço deve ser interrompido se houver sintomas limitantes, alteração significativa do ritmo ou das imagens, hipertensão ou hipotensão arterial, significativas.

Valor de referência

- A análise da função segmentar do ventrículo esquerdo é feita de maneira subjetiva comparando as imagens da função de cada segmento miocárdico do ventrículo esquerdo no momento do exercício máximo com aquelas obtidas na fase pré-teste. A função miocárdica segmentar é analisada observando-se o espessamento e o movimento de cada segmento do ventrículo esquerdo. O teste é considerado normal ou negativo para isquemia do miocárdio, se há resposta hiperdinâmica de todos os segmentos miocárdicos. O teste é considerado positivo para isquemia miocárdica se ocorrer nova alteração contrátil ou acentuação de alteração prévia em um ou mais segmentos durante o esforço. As alterações segmentares da contração compreendem: hipocinesia (diminuição da mobilidade e/ou espessamento), acinesia (ausência de espessamento e/ou mobilidade) e discinesia (ausência de espessamento com movimento em direção oposta ao esperado). Se o objetivo do exame for avaliar a função global do ventrículo esquerdo, a fração de ejeção (método de Simpson) é avaliada antes e no momento do máximo esforço obtido. A análise de outros parâmetros como gradientes de pressão e pressão pulmonar são também realizadas por comparações entre as medidas antes e no esforço máximo..

Interpretação e comentários

- A principal indicação do exame é para o diagnóstico de doença das artérias coronárias, particularmente nos indivíduos que apresentam alterações no eletrocardiograma de repouso que dificultam a identificação de isquemia miocárdica pelo teste ergométrico, como alterações do segmento ST e bloqueios de ramo. Está também indicado em pacientes com miocardiopatias e doenças valvulares para avaliação da função ventricular e parâmetros hemodinâmicos. - O exame deve ser evitado nos pacientes com hipertensão arterial importante e não controlada, estenose aórtica grave, arritmias não controladas, fase aguda de infarto do miocárdio ou angina instável. - Para pesquisa de isquemia miocárdica, a resposta normal é o movimento hiperdinâmico de todos os segmentos miocárdicos e a redução dos volumes ou diâmetros do ventrículo esquerdo. A detecção de nova alteração da função segmentar do ventrículo esquerdo durante o teste indica isquemia miocárdica.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 5 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822