Manual de exames

Ecocardiograma, Transesofágico

Outros nomes: Eco transesofágico, Ecocardiografia doppler transesofágica , Ecocardiografia transesofágica, Ecocardiograma doppler transesofágico , Ecocardiografia intra-esofágica, Ecocardiograma transesofágico com microbolhas, Ultrassom transesofágico de valva aortica, ULTRA-SOM TRANSESOFAGICO DE VALVA AORTICA

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

ETE - Ecocardiograma, Transesofágico Seção Processante: ECOCARDIOGRAFIA (ECO) Orientações necessárias

I - Critérios de realização

- Este exame é realizado somente em adultos entre 18 e 79 anos de idade com mais de 40 kg, mediante apresentação de pedido médico.
- O exame somente poderá ser realizado mediante presença física de um acompanhante adulto desde o momento da chegada do cliente ao laboratório até o término do exame. Esta é uma condição indispensável.

MEDICAMENTOS A SEREM SUSPENSOS COM CONCORDÂNCIA DO SEU MÉDICO Alguns medicamentos precisam ser suspensos antes do exame conforme abaixo, sempre com a concordância do seu médico.

Confira a lista abaixo:

21 dias antes:
Semaglutida (Ozempic®)
Semaglutida (Rybelsus® - via oral)

10 dias antes:
Dulaglutida (Trulicity®)
Tirzepatida (Monjauro®)

7 dias antes:
Varfarina (Marevan®, Coumadin®)
Clopidogrel (Plavix®, Plagrel®, Iscover®)
Prasugrel (Effient®)
Ticlopidina (Ticlid®)
Ticagrelor (Brilinta®)

48 horas antes:
Reposição de ferro via oral (não há necessidade de suspenção da reposição via injetável).
Dabigatrana (Pradaxa®)
Rivaroxabana (Xarelto®)
Apixabana (Eliquis®)
Edoxabana (Lixiana®)
Liraglutida (Victoza®, Saxenda®, Xutolphy®)

24 horas antes:
Enoxaparina (Clexane®)
II - Preparo

- O exame requer um jejum absoluto (inclusive de água) e qualquer tipo de alimento (líquido, pastosos ou sólidos) de, no mínimo, seis horas. Para exames marcados no período da tarde, caso seja feita uma refeição antes das 6 horas de jejum no dia do exame, esta deve ser leve e não conter alimentos sólidos. - Antes do procedimento, qualquer prótese dentária móvel precisa ser retirada.
- Não realizar esforço físico, não fumar e trazer anotado os medicamentos em uso.

III - Cuidados após o exame

- O cliente deve deixar o laboratório acompanhado e fazer repouso no restante do dia.
- Como o procedimento requer o uso de sedativo, não é possível dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após sua realização.
- Durante um período de aproximadamente oito horas, após o exame, o cliente não pode realizar tarefas que necessitem de atenção, como mexer com máquinas e objetos cortantes.
-Observação: Vale lembrar que os custos do Ecocardiograma Transesofágico e da sedação necessária para sua realização cabem ao cliente. É possível que o exame precise ser interrompido, por motivos de segurança, após o início da sedação. Dessa forma, recomendamos que, antes de iniciar o exame, o cliente se informe na recepção sobre os valores de tais procedimentos e cobertura pelo plano de saúde.

Método

- As imagens do coração são obtidas após a intubação do esôfago com uma sonda com um transdutor de ultrassom na extremidade distal;
- Para tal procedimento utiliza-se analgesia da orofaringe com "spray" de xylocaína e sedação endovenosa com midazolam. Durante todo o teste o paciente é monitorizado (oxímetria, frequência cardíaca, pressão arterial e monitor eletrocardiográfico);
- Antes do exame transesofágico, realiza-se um exame transtorácico, inclusive com a obtenção de medidas;
- No Fleury utiliza-se transdutor multiplanar de 5 a 6,5 MHz;
- As imagens são gravadas em clipes e em fotos pelo sistema de captura de imagens.

Valor de referência

- A análise do exame é fundamentalmente subjetiva, mas a rotina inclui obtenção de medidas das cavidades, grandes vasos e velocidade de fluxo para estimativa de gradientes de pressão ou pressões intracavitárias, por via transesofágica ou transtorácica;
- As alterações estruturais e funcionais encontradas são analisadas em comparação com o padrão de normalidade previamente descrito na literatura e também pela experiência do examinador.

Interpretação e comentários

- Esse exame está indicado principalmente para a pesquisa de fonte embolígena cardíaca, em indivíduos com fibrilação atrial candidatos à cardioversão, na investigação de endocardite infecciosa não diagnosticada pelo exame transtorácico ou complicada, em doença da valva mitral e da aorta, na disfunção de prótese valvar, nos defeitos do septo atrial, entre outras.
- Como outros métodos complementares de diagnóstico, deve ser considerado o quadro clínico do indivíduo, uma vez que a interpretação de baseia na análise subjetiva das imagens das estruturas cardíacas, das curvas de velocidade e dos padrões de fluxo, assim como em medidas e cálculos. Os detalhes da anatomia interna e da função do átrio esquerdo e seu apêndice, do septo atrial, das valvas atrioventriculares, até mesmo de próteses, e da aorta podem ser obtidos na maioria das pessoas examinadas.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura