Elastase pancreática, quantificação, fezes

Outros nomes:
ELASTASE FECAL
ELASTASE PANCREATIVA FECAL

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame: - Este teste tem utilidade na avaliação da função exócrina do pâncreas e é realizado em amostra de fezes. II - Critérios de realização: - O exame não deve ser feito na vigência de diarréia líquida. - Caso tenha recebido contraste radiológico oral, o cliente tem de aguardar 72 horas para colher a amostra. - É necessário retirar um frasco para coleta de fezes em uma das unidades do Fleury.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar para o setor de Parasitologia refrigerado 2 a 8°C - Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente: 24 horas; -- refrigerada (2 8ºC): 72 horas; -- congelada a -20ºC: 1 ano.

Método

- Imunoenzimático.

Valor de referência

- Normal: >200 microgramas/g fezes; - Insuficiência pancreática exócrina moderada: de 100 a 200 microgramas/g fezes; - Insuficiência pancreática exócrina acentuada: <100 microgramas/g fezes.

Interpretação e comentários

- Por ser estável durante o trânsito intestinal, a elastase pancreática reflete a capacidade secretória exócrina do pâncreas. Assim sendo, este teste tem utilidade na detecção da insuficiência pancreática exócrina grave. - O exame utiliza anticorpos monoclonais específicos, de modo que não sofre interferência da reposição terapêutica com elastase de origem animal. Os resultados devem ser correlacionados com métodos de imagem e com a dosagem de gordura fecal. - Uma elastase fecal normal com imagens também normais exclui a insuficiência exócrina grave. Por outro lado, caso a elastase esteja alterada, mas não haja anormalidades nos exames de imagem, deve-se confirmar o diagnóstico com a medida de gordura nas fezes. - A presença de alteração na quantificação de elastase fecal e nas imagens sugere pancreatite crônica. Em tais casos, convém avaliar a reposição com a dosagem de gordura fecal. Já uma elastase fecal normal com imagens alteradas sinaliza pancreatite aguda ou pancreatite crônica com insuficiência exócrina leve a moderada.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822