Eletrencefalograma, prolongado com vídeo de 12 horas

Outros nomes:

EEG de 12 horas com vídeo (diurno ou noturno)

Videoeletroencefalograma de 12 horas

Vídeo-EEG de 12 horas

Vídeo-EEG contínuo não invasivo de 12 horas

ELETROENCEFALOGRAMA DE 12 HORAS

EEG PROLONGADO COM VIDEO DE 12 HORAS

ELETRENCEFALOGRAMA, PROLONGADO COM VÍDEO DE 12 HORAS COM MAPEAMENTO

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Este exame pode ser feito no período diurno, das 7 às 19 horas, conforme indicação do médico solicitante. - O videoeletroencefalograma (vídeo-EEG) tem o objetivo de registrar tanto anormalidades na atividade elétrica cerebral quanto eventos clínicos. Para tanto, utilizam-se eletrodos adesivos, cuja colocação no couro cabeludo do cliente pode requerer até 120 minutos. O registro propriamente dito começa após essa etapa preparatória e termina depois de cerca de 12 horas, quando os eletrodos são retirados, o que leva cerca de uma hora. - Existe a possibilidade de o cliente precisar de um sedativo oral para possibilitar a colocação dos eletrodos. Essa necessidade é avaliada pelo médico responsável pelo exame. - Durante o período de monitoração, o indivíduo fica conectado a um sistema de registro por um cabo de 30 metros, o qual permite a movimentação pela sala, a leitura, a alimentação em mesas e o uso de toalete, bem como a utilização de computador ou jogos pessoais, desde que estes não causem nenhuma interferência ao exame. - O cliente preferencialmente deve chegar à unidade bem alimentado, mas, se preferir, pode fazer um lanche no Fleury. Durante o registro diurno, um almoço é servido às 12 horas, assim como um lanche, à tarde. Esse serviço de alimentação se estende a eventuais acompanhantes. - Caso tenha restrições alimentares ou faça alguma dieta, o cliente pode levar à unidade qualquer tipo de alimento especial para consumir nos horários das refeições ou quando for necessário. - Não estamos realizando EEG sob sedação por falta da medicação Hidrato de Cloral no mercado brasileiro. II - Preparo - Não é preciso interromper o uso de medicamentos para a realização deste exame. - Os cabelos precisam estar lavados e secos, não podendo conter gel, musse ou laquê. - O cliente precisa levar à unidade as medicações em uso e tomá-las no horário habitual, sob a supervisão da enfermagem do Fleury. - Além disso, o cliente deve levar consigo seus objetos de uso pessoal, como pijama ou camisola, escova de dentes, escova de cabelos, sabonete, travesseiro (se desejar) e chinelos com sola de borracha e toalha, caso queira tomar banho no Fleury. III - Critérios de realização - Crianças pequenas, idosos e pessoas com necessidades especiais têm de estar obrigatoriamente acompanhados ao longo de toda a avaliação. - Adultos não precisam de acompanhantes, nem na chegada nem durante a monitoração, mas, a seu critério ou de sua família, é possível a permanência de uma pessoa no local do exame. Na hora de sair, no entanto, recomenda-se que o indivíduo deixe a unidade acompanhado. - Após a aplicação de tintura nos cabelos, é necessário aguardar um intervalo de 48 horas para poder fazer o videoeletroencefalograma. - Não estamos realizando EEG sob sedação por falta da medicação Hidrato de Cloral no mercado brasileiro.

Método

- Como os resultados obtidos com pasta adesiva não são satisfatórios para exames prolongados, os eletrodos são fixados com solução de colódio, o que torna possível a obtenção de registros excelentes, sem interferir na mobilidade do indivíduo. - Podem ser necessários, a critério médico, o registro de período de sono e o emprego de métodos de estimulação, como luz estroboscópica e hiperventilação.

Interpretação e comentários

- O vídeo-EEG contínuo não invasivo consiste no registro da atividade elétrica cerebral em sincronia com a filmagem do comportamento clínico, de forma a permitir a análise de fenômenos neurológicos. Os dados eletroencefalográficos e as imagens do cliente ficam armazenados em um sistema computadorizado, de modo que possam ser analisados e reformatados a qualquer momento. Os períodos de interesse são transferidos para o laudo - em papel ou em CD - para a avaliação do médico solicitante. - O exame está indicado para esclarecer suspeitas de epilepsia e outros tipos de eventos de natureza não elucidada. Em pessoas com crises epilépticas, o vídeo-EEG fornece informações sobre o traçado eletroencefalográfico durante esses eventos.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.