Eletrocardiograma, de alta resolução

Outros nomes:

Signal-Average ECG

Signal Averaged ECG

Eletrocardiograma promediado

Eletrocardiograma de alta frequência

ECG DE ALTA RESOLUCAO

Principais indicações

- Estratificação de risco depois de infarto agudo do miocárdio (IAM); - Estratificação de risco no paciente pós-IAM com arritmias ventriculares não sustentadas; - Avaliação de indivíduo não coronariopata com arritmia ventricular; - Avaliação de pacientes com síncope e arritmias ventriculares; - Avaliação de displasia arritmogênica do ventrículo direito; - Avaliação pré-implante de desfibrilador.

Regiões estudadas

- Coração.

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - O cliente deve informar os medicamentos usados nos últimos cinco dias e apresentar a solicitação médica do exame. II - Preparo - Para adultos, não há necessidade de preparo. Apenas se recomenda que o cliente vista roupas confortáveis, que possam ser abertas na região do tórax. - Já crianças com menos de 4 anos devem fazer três horas de jejum para a realização do exame, uma vez que existe a possibilidade, embora rara, de o procedimento requerer sedação com hidrato de cloral. III - Cuidados após o exame - O cliente deve evitar a luz solar na pele do tórax por um período de 48 horas. IV - Duração do exame - O eletrocardiograma de alta resolução tem duração aproximada de 20 a 30 minutos.

Método

1) O exame registra em gráficos a atividade elétrica do coração, que é captada por eletrodos colocados no tórax do cliente durante vários minutos, e soma essa informação em um gráfico final. O fundamento do método baseia-se na identificação de sinais elétricos de baixa amplitude, alta frequência e usualmente tardios em relação ao QRS - por isso são denominados potenciais tardios -, os quais, portanto, correspondem a áreas de ativação ventricular lenta e fragmentada, que podem servir de substratos para a gênese de arritmias por reentrada. 2) O procedimento requer um desengorduramento prévio da pele com álcool isopropílico. Eventualmente, após a limpeza inicial, o cliente pode sentir ligeiro ardor ou prurido no local. 3) Em crianças abaixo de 4 anos, pode ser necessária a sedação com hidrato de cloral, realizada no Fleury. Nesses casos é solicitado jejum de 3 horas 4) O exame tem duração aproximada de 20 minutos. 5) O resultado do eletrocardiograma de alta resolução precisa ser correlacionado com dados clínicos do cliente pelo médico solicitante.

Interpretação e comentários

- O eletrocardiograma de alta resolução deve ser solicitado dentro da avaliação cardiológica de eventos arrítmicos ou da estratificação de risco para arritmias em pacientes com doença do músculo cardíaco - de origem coronariana ou não. Está indicado no diagnóstico e no acompanhamento evolutivo de cardiopatias, sendo realizado também em pessoas saudáveis, sem doença prévia conhecida, como parte de exames preventivos, e em atletas sob risco de evento arrítmico. - Alguns dos aspectos morfológicos eletrocardiográficos abordados na conclusão do relatório não implicam necessariamente doença cardiovascular, podendo representar padrões variantes da normalidade. - O laudo traz uma gama de informações numéricas sobre a ativação elétrica do coração, mas foca fundamentalmente a identificação de sinais elétricos de baixa amplitude, alta frequência e tardios em relação ao QRS, os chamados potenciais tardios (PT). Por isso, o resultado pode ser apresentado como positivo (PT presentes) ou negativo (PT ausentes).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.