Manual de exames

Eletrocardiograma, de alta resolução

Outros nomes: Signal-Average ECG, Signal Averaged ECG, Eletrocardiograma promediado, Eletrocardiograma de alta frequência, ECG DE ALTA RESOLUCAO

Este exame precisa ser agendado

Principais indicações

- Estratificação de risco depois de infarto agudo do miocárdio (IAM);
- Estratificação de risco no paciente pós-IAM com arritmias ventriculares não sustentadas;
- Avaliação de indivíduo não coronariopata com arritmia ventricular;
- Avaliação de pacientes com síncope e arritmias ventriculares;
- Avaliação de displasia arritmogênica do ventrículo direito;
- Avaliação pré-implante de desfibrilador.

Regiões estudadas

- Coração.

Orientações necessárias

I - Critérios de realização
- O cliente deve informar os medicamentos usados nos últimos cinco dias e apresentar a solicitação médica do exame.

II - Preparo
- Para adultos, não há necessidade de preparo. Apenas se recomenda que o cliente vista roupas confortáveis, que possam ser abertas na região do tórax.

III - Cuidados após o exame
- O cliente deve evitar a luz solar na pele do tórax por um período de 48 horas.

IV - Duração do exame
- O eletrocardiograma de alta resolução tem duração aproximada de 20 a 30 minutos.

Método

1) O exame registra em gráficos a atividade elétrica do coração, que é captada por eletrodos colocados no tórax do cliente durante vários minutos, e soma essa informação em um gráfico final. O fundamento do método baseia-se na identificação de sinais elétricos de baixa amplitude, alta frequência e usualmente tardios em relação ao QRS - por isso são denominados potenciais tardios -, os quais, portanto, correspondem a áreas de ativação ventricular lenta e fragmentada, que podem servir de substratos para a gênese de arritmias por reentrada.
2) O procedimento requer um desengorduramento prévio da pele com álcool isopropílico. Eventualmente, após a limpeza inicial, o cliente pode sentir ligeiro ardor ou prurido no local.

3) O exame tem duração aproximada de 20 a 30 minutos.
4) O resultado do eletrocardiograma de alta resolução precisa ser correlacionado com dados clínicos do cliente pelo médico solicitante.



Interpretação e comentários

- O eletrocardiograma de alta resolução deve ser solicitado dentro da avaliação cardiológica de eventos arrítmicos ou da estratificação de risco para arritmias em pacientes com doença do músculo cardíaco - de origem coronariana ou não. Está indicado no diagnóstico e no acompanhamento evolutivo de cardiopatias, sendo realizado também em pessoas saudáveis, sem doença prévia conhecida, como parte de exames preventivos, e em atletas sob risco de evento arrítmico.
- Alguns dos aspectos morfológicos eletrocardiográficos abordados na conclusão do relatório não implicam necessariamente doença cardiovascular, podendo representar padrões variantes da normalidade.
- O laudo traz uma gama de informações numéricas sobre a ativação elétrica do coração, mas foca fundamentalmente a identificação de sinais elétricos de baixa amplitude, alta frequência e tardios em relação ao QRS, os chamados potenciais tardios (PT). Por isso, o resultado pode ser apresentado como positivo (PT presentes) ou negativo (PT ausentes).

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura