Outros nomes: ELETRENCEFALOGRAFICO, EXAME, Eletrencefalograma, Eletrencefalograma com fotostimulação , Eletrencefalograma com laudo , Encefalografia, Eletrencefalograma em vigília , Eletroencefalografia
I - Preparo
- É fundamental e necessária a privação de sono pelo maior tempo possível na noite anterior ao exame (dormir, no máximo, quatro horas).
- As medicações em uso não devem ser modificadas.
- Recomenda-se vir acompanhado no dia do exame.
- Usuários de lentes de contato precisam retirá-las antes do eletroencefalograma (EEG).
- Não estamos realizando EEG sob sedação por falta da medicação Hidrato de Cloral no mercado brasileiro.
Orientação para adultos
- Dormir apenas quatro horas na véspera do exame (ou bem menos que o habitual) e sair de casa bem alimentado para dirigir-se ao Fleury. A privação de sono é necessária para que o paciente consiga dormir durante o exame e também porque ela funciona como ativador das anormalidades, aumentando a possibilidade de serem detectadas anormalidades ao exame
- Os cabelos precisam estar lavados e secos para a realização do EEG, não podendo conter gel, musse ou laquê.
- Depois da aplicação de tintura nos cabelos, é preciso aguardar um intervalo de 48 horas para realizar o exame.
- Não estamos realizando EEG sob sedação por falta da medicação Hidrato de Cloral no mercado brasileiro.
Orientação para crianças
- Para a realização do exame, a criança deve vir ao Fleury com os cabelos lavados e secos.
- Crianças de 2 a 12 anos devem dormir o mínimo possível na véspera ou no dia do EEG, além de virem bem alimentadas para o exame.
- Crianças até 2 anos devem chegar ao Fleury com sono e com fome. Os pais ou responsáveis precisam ter à mão mamadeira ou alimentos habituais, além de apetrechos que o bebê utilize para dormir, tais como chupeta, travesseiros, objetos de apego, etc.
- A criança não pode dormir no carro, a caminho do Fleury.
- Não estamos realizando EEG sob sedação por falta da medicação Hidrato de Cloral no mercado brasileiro.
II - Fases do exame e tempo de duração
- O registro é realizado com o cliente, durante 30 minutos e deve incluir preferencialmente um período com o cliente acordado (vigília) e um período de sono leve;
- O registro da fase de sono é muito importante nos casos de suspeita de crise epiléptica.
- O exame inclui os estímulos de hiperventilação (por até cinco minutos) e fotoestimulação intermitente, com luz estroboscópica.
- Para a fixação dos eletrodos do aparelho de eletroencefalograma nos cabelos, utiliza-se uma pasta de aspecto parecido com cola.
- Registro dos potenciais elétricos cerebrais.
- Ausência de anormalidades.
- O exame de eletroencefalograma serve para a investigação de afecções neurológicas, como epilepsia e outros distúrbios que cursam com perda da consciência, assim como de demências e de doenças degenerativas do sistema nervoso, além de processos expansivos.