Manual de exames

Eletroneuromiografia de segmento complementar

Outros nomes:

Este exame precisa ser agendado

Regiões estudadas

Uma ou mais regiões: musculatura paravertebral/paraespinhal cervical ou lombossacral

Método

Técnicas disponíveis:
Eletromiografia com agulha monopolar ou concêntrica

Valor de referência

Eletromiografia no repouso: silêncio elétrico
Eletromiografia na contração voluntária: unidades motoras com amplitudes, durações e morfologias normais

Interpretação e comentários

- A eletroneuromiografia de segmento complementar é interpretada em conjunto com o estudo dos membros superiores ou inferiores. O estudo baseia-se no registro da atividade elétrica gerada pelas unidades motoras na intimidade do músculo e é captada por meio de um eletrodo em forma de agulha.
- O estudo é fundamental na investigação de radiculopatias, principalmente as formas agudas. O estudo permite indicar ou não o comprometimento das raízes e inferir a fase da doença: se aguda ou crônica. Também é importante na suspeita de doenças do neurônio motor (esclerose lateral amiotrófica) e nas plexopatias.
- Se houver antecedente de cirúrgica da coluna cervical ou lombossacral, a interpretação do estudo está comprometida, pois sinais de desnervação ativa podem ser encontrados por tempo indeterminado após o procedimento. - O médico executor tem total liberdade para definir a necessidade de realização do estudo, uma vez que pode ser fundamental para a conclusão final.

Orientações necessárias

I – Informações sobre o exame:
- É um exame complementar à eletroneuromiografia dos membros superiores e/ou membros inferiores. Avalia regiões como: musculatura paravertebral/paraespinhal cervical, torácica ou lombossacral, fundamentais nas investigações de radiculopatias, doenças do neurônio motor e diagnóstico diferencial de plexopatias.

II - Preparo
- Seguir as orientações da eletroneuromiografia dos membros superiores e/ou membros inferiores.

III - Interferentes
- O uso de anticoagulante aumenta o risco de formação de grandes hematomas intramusculares. Portanto, orienta-se a suspensão da medicação antes do exame. Ressaltamos que esta suspensão somente deve ser realizada após autorização do médico responsável. Observe o tempo necessário de suspensão de acordo com cada grupo de anticoagulantes: Grupo 1) Dabigatrana (Pradaxa®), Rivaroxabana (Xarelto®), Apixabana (Elequis®), Edoxabana (Lixiana®): suspender 48 horas antes do exame; Grupo 2) Varfarina (Marevan® e Coumadin®), Femprocumona (Marcoumar®): pelo menos 7 dias antes do exame ou dosagem recente, preferencialmente na véspera, do tempo de protrombina com valor de INR menor ou igual a 2,5. Grupo 3) Enoxaparina (Clexane®): 24 horas antes do exame. Os clientes que não puderem por orientação médica suspender o anticoagulante, podem ser submetidos apenas o estudo de condução nervosa (parte dos choques), mas não ao estudo com agulha, podendo haver limitação na conclusão final. A depender da hipótese diagnóstica, o estudo com agulha pode ser fundamental para o diagnóstico. Nestes casos, o médico executor poderá suspender o exame. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a equipe médica do setor.
- Clientes com distúrbios da coagulação apresentam risco maior de grandes hematomas intramusculares. É recomendável conversar com o médico hematologista responsável. Somente realizamos o estudo com agulha em pacientes com níveis de plaquetas superiores a 50.000 mm3.

IV - Tempo de duração do exame
- A eletroneuromiografia de segmento complementar é realizada na mesma duração do exame principal (membros superiores ou membros inferiores). Não há necessidade de horário extra.

CONVÊNIO, COBERTURA E VALORES

Consulte a cobertura do seu convênio ou os valores no particular
Consultar

AGENDAR

Agende em casa ou onde preferir, sem precisar ligar, com desconto na maioria dos exames
Agendar agora