Manual de exames

Eletroneuromiografia, fibra única

Outros nomes: Eletromiografia de fibra única, SFEMG, Single-fiber EMG, Estudo de jjtter com agulha concêntrica, AVALIACAO DO JITTER

Este exame precisa ser agendado

Principais indicações

- Miastenia gravis e outros distúrbios de transmissão neuromuscular.

Regiões estudadas

- Músculo extensor comum dos dedos e músculo orbicular do olho.
- Outros músculos podem ser estudados, mas não há base normativa.

Orientações necessárias

I – Informações sobre o exame
- O exame consiste no estudo de um ou dois músculos (face e/ou braço). Em alguns casos pode ser necessário a aplicação de estimulação elétrica de baixa voltagem na região da têmpora. O exame é um pouco desconfortável devido a utilização de um eletrodo de agulha fina.
- O procedimento demora cerca de 1 hora e 40 min.

II - Critérios de realização
- A idade mínima para a realização deste exame é de 12 anos.

III - Preparo
- O cliente deve evitar a aplicação de cremes ou pomadas na face e nos antebraços.
- No dia da avaliação, é importante apresentar resultados de exames relacionados, quando disponíveis, tais como eletroneuromiografia, dosagem de anticorpos contra o receptor de acetilcolina, tomografia de tórax e biópsia de músculo.

IV - Interferentes

- Recomenda-se a suspensão da medicação anticolinesterásica (Mestinon®, neostigmina ou piridostigmina) pelo menos 24 horas antes do exame, pois a medicação pode negativar o teste em casos leves de miastenia. O cliente deve verificar com o seu médico assistente se existe contraindicação para suspensão da medicação.

A aplicação prévia de toxina botulínica (Botox® e similares), independente da dose utilizada e do tempo da última aplicação, compromete a interpretação dos achados da Eletromiografia de Fibra única. A toxina botulínica provoca as mesmas alterações que são observadas no exame de pacientes com doenças da junção neuromuscular. Desta forma, é importante informar ao médico solicitante sobre a aplicação prévia desta substância.

O uso de anticoagulante aumenta o risco de formação de grandes hematomas intramusculares. Portanto, orienta-se a suspensão da medicação antes do exame. Ressaltamos que esta suspensão somente deve ser realizada após autorização do médico responsável. Observe o tempo necessário de suspensão antes do exame de acordo com cada grupo de anticoagulantes: Grupo 1) Dabigatrana (Pradaxa®), Rivaroxabana (Xarelto®), Apixabana (Eliquis®), Edoxabana (Lixiana®): suspender 48 horas antes; Grupo 2) Varfarina (Marevan® e Coumadin®), Femprocumona (Marcoumar®): pelo menos 7 dias antes ou dosagem recente, preferencialmente na véspera, do tempo de protrombina com valor de INR menor ou igual a 2,5. Grupo 3) Enoxaparina (Clexane®): 24 horas antes.
V - Cuidados pós-exame
- Normalmente, o local da picada fica um pouco dolorido, mas melhora em poucos dias.
- Na região das punções, pode ocorrer a formação de pequenos hematomas. No entanto, os músculos avaliados são superficiais, o que torna as eventuais consequências do exame meramente estéticas e transitórias.

Método

- Estudo do jitter com eletrodo concêntrico fino (agulha facial) descartável, feito pelas
técnicas de ativação voluntária (20 pares de fibras) e microestimulação (30 fibras).
- O Fleury não usa eletrodo próprio de fibra única, uma vez que não existe um modelo descartável.

Valor de referência

- Jitter médio:
-- extensor comum dos dedos: 23,6 ± 3,1 µs;
-- orbicular do olho: 24,7 ± 3,1 µs.

- Jitter individual máximo (percentil 95 para outliers):
-- extensor comum dos dedos: 41,2 µs;
-- orbicular do olho: 40,9 µs.

Interpretação e comentários

- A eletromiografia de fibra única avalia a transmissão neuromuscular com base na aferição da variabilidade do tempo de transmissão sináptica, um parâmetro conhecido como jitter.
- O exame está indicado nos casos suspeitos de desordem da junção neuromuscular e com respostas normais à estimulação repetitiva, que faz parte da eletroneuromiografia convencional. É o método mais sensível para o diagnóstico da miastenia gravis, particularmente das formas oculares.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura