Outros nomes:
Uma ou mais regiões: língua, tórax, abdome, escápula, plexo braquial, plexo lombossacral, pescoço/cervical
Técnicas disponíveis:
Velocidade de condução motora e latência distal motora
Velocidade de condução sensitiva
Eletromiografia
Velocidade de condução motora:
MMSS: > 50 m/s
MMII: > 42 m/s
Velocidade de condução sensitiva:
Punho-dedo: > 48 m/s
Demais MMSS: > 50 m/s
MMII: > 40 m/s
- A eletroneuromiografia de segmento especial não pode ser interpretada isoladamente. Deve estar sempre associada à eletroneuromiografia dos membros superiores, inferiores e/ou face para uma interpretação correta. O estudo pode contemplar duas etapas, a depender da região a ser examinada: estudo de condução nervosa e eletromiografia. Durante o estudo de condução nervosa, o cliente recebe um estímulo elétrico nos nervos e a resposta produzida a distância (motora, sensitiva ou mista) é captada. O método afere as amplitudes e as latências das respostas e, a partir desses dados, permite o cálculo da velocidade de condução nervosa. Já a etapa da eletromiografia baseia-se no estudo da atividade elétrica gerada pelas unidades motoras na intimidade do músculo, em diferentes estados de ativação, e captada por meio de um eletrodo em forma de agulha.
- A eletroneuromiografia de segmento especial, mais especificamente da língua ou região bulbar e a região torácica/abdominal, é indispensável na investigação de doenças do neurônio motor/esclerose lateral amiotrófica pois o comprometimento destas regiões fazem parte dos critérios diagnósticos para esta condição. O estudo permite topografar e quantificar a extensão do comprometimento, com informações prognósticas relevantes.
- O médico executor tem total liberdade para definir a necessidade de realização do estudo, uma vez que pode ser fundamental para a conclusão final.
I – Informações sobre o exame:
- É um exame complementar à eletroneuromiografia dos membros superiores, membros inferiores e/ou face. Avalia regiões especiais como: língua, tórax, abdome, pescoço, escápula, plexo braquial, plexo lombossacral.
II - Preparo
- É necessário apresentar resultados de exames anteriores, se os mesmos foram realizados fora do Grupo Fleury (eletroneuromiografia, liquor, tomografia ou ressonância de coluna, biópsia de nervo ou músculo).
III - Interferentes
- O uso de anticoagulante aumenta o risco de formação de grandes hematomas intramusculares. Portanto, orienta-se a suspensão da medicação antes do exame. Ressaltamos que esta suspensão somente deve ser realizada após autorização do médico responsável. Observe o tempo necessário de suspensão de acordo com cada grupo de anticoagulantes: Grupo 1) Dabigatrana (Pradaxa®), Rivaroxabana (Xarelto®), Apixabana (Elequis®), Edoxabana (Lixiana®): suspender 48 horas antes do exame; Grupo 2) Varfarina (Marevan® e Coumadin®), Femprocumona (Marcoumar®): pelo menos 7 dias antes do exame ou dosagem recente, preferencialmente na véspera, do tempo de protrombina com valor de INR menor ou igual a 2,5. Grupo 3) Enoxaparina (Clexane®): 24 horas antes do exame. Os clientes que não puderem por orientação médica suspender o anticoagulante, podem ser submetidos apenas o estudo de condução nervosa (parte dos choques), mas não ao estudo com agulha, podendo haver limitação na conclusão final. A depender da hipótese diagnóstica, o estudo com agulha pode ser fundamental para o diagnóstico. Nestes casos, o médico executor poderá suspender o exame. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a equipe médica do setor.
- Clientes com distúrbios da coagulação apresentam risco maior de grandes hematomas intramusculares. É recomendável conversar com o médico hematologista responsável. Somente realizamos o estudo com agulha em pacientes com níveis de plaquetas superiores a 50.000 mm3.
IV - Tempo de duração do exame
- A eletroneuromiografia de segmento especial é realizada na mesma duração do exame principal (membros superiores, membros inferiores ou face). Não há necessidade de horário extra.