Manual de exames

Encefalites autoimunes, Autoanticorpos, líquor

Outros nomes: Encefalites autoimunes e Síndromes paraneoplásicas, líquor, Autoanticorpos em encefalites límbicas, líquor, Oncoanticorpos neuronais, líquor, Autoanticorpos em encefalites autoimunes, líquor, Autoanticorpos contra antígenos neuronais, líquor, VGKC

Este exame não precisa ser agendado

Dieta

- Este exame não necessita de preparo.

Processamento e adequação da amostra

- Serão rejeitadas as amostras com alto grau de hemólise e lipemia
- Refrigerar a amostra a 2-8ºC.

- Estabilidade da amostra:
- temperatura ambiente: 8 horas;
- refrigerada: 72 horas;
- congelada: 3 meses.

Interpretação e comentários

Os anticorpos antineuronais são marcadores das encefalites autoimunes ou de quadros clínicos sugestivos de síndrome paraneoplásica associadas a neoplasia. Estes autoanticorpos são acompanhados de um quadro clínico neurológico subagudo heterogêneo, podendo se caracterizar por encefalopatia e encefalite límbica, ataxia cerebelar, mielopatia, radiculopatia, plexopatia, neuropatia sensorial e motora, neuropatia craniana. A maior parte dos casos tem etiologia autoimune, mas alguns casos podem se relacionar a neoplasias subjacentes. Não é incomum que um ou mais anticorpos possam ser detectados em pacientes com encefalopatia autoimune. Os resultados negativos não excluem a encefalopatia autoimune ou neoplasias.

Orientações necessárias

Este exame não necessita preparo

I- Material
- Esse exame é realizado em liquor colhido no Fleury ou enviado.

II - Para coletas no Fleury
- A pesquisa de autoanticorpos nas Encefalites autoimunes e síndromes paraneoplásicas deve solicitada em liquor, sendo necessário o agendamento prévio de um exame completo de liquor.
- A coleta é realizada na região lombar (nas costas) ou, em situações especiais, na região suboccipital (na nuca), de acordo com a indicação médica ou com a avaliação feita no momento do procedimento.
- Em casos específicos e com indicação médica, é possível realizar a punção com o cliente anestesiado. Em tais casos, há necessidade de agendar o procedimento de anestesia na Central de Atendimento ao Cliente.
- Para a realização do exame, o cliente precisa estar acompanhado de um adulto responsável.
- Devem ser apresentados resultados anteriores de liquor, ressonância magnética e tomografia, se houver.

III - Para materiais não colhidos no Fleury
- Amostras não colhidas no Fleury devem ser entregues refrigeradas, em frasco estéril, contendo 4,0 mL de liquor (volume mínimo aceito 2,0 mL).
- Serão rejeitadas as amostras com alto grau de hemólise e lipemia

Método

Anti-NMDAr, Anti-LGI-1, Anti-CASPR-2, Anti-GABA-B, Anti-AMPAr, Anti-DPPX: Imunohistoquímica em tecido de roedor e Imunofluorescência indireta em células transfectadas
Anti-GAD65: Imunohistoquímica em tecido de roedor e ELISA
Anti-anfifisina, Anti-CV2/CRMP5, Anti-PNMA2 (Ma2/Ta), Anti-Ri (ANNA-2), Anti-Yo/PCA-1  (ANNA-3, Anti-Hu (ANNA-1): Imunofluorescência indireta em tecido de roedor e ImmunoDot.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura