Enoxaparina Sódica Clexane 80mg, medicamento e aplicação, subcutaneo

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento enoxaparina sódica deve ser administrado por via subcutânea (SC) em indivíduos acima dos 12 anos. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. - Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da administração da medicação. - A administração de enoxaparina sódica é realizada após entrevista médica, antes da primeira administração da medicação. Na véspera da primeira aplicação da enoxaparina sódica, um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia, com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. - Esse medicamento deve ser evitado em pacientes que apresentam sangramento ativo, queda no número de plaquetas no sangue, histórico de plaquetopenia induzida por heparina e alergia à enoxaparina sódica. Não há restrição para seu uso em gestantes ou em pacientes com quadro infeccioso agudo.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre a enoxaparina sódica - A enoxaparina sódica é uma heparina de baixo peso molecular, seu efeito antitrombótico se deve à forte inibição do fator Xa e a pequena inibição do fator IIa da cascata da coagulação. Os efeitos farmacológicos da enoxaparina sódica são mediados pela antitrombina III. - Efeitos anti-inflamatórios e outros efeitos antitrombóticos da enoxaparina sódica incluem inibição antitrombina III-dependente de outros fatores de coagulação, como fator VIIa, indução da liberação do inibidor da via do fator tecidual endógeno, assim como liberação reduzida de fator de von Willebrand pelo endotélio vascular. II - Indicações da enoxaparina sódica: - Profilaxia de tromboembolismo venoso em pacientes acamados, pós-cirúrgicos e em pacientes clínicos com mobilidade reduzida. - Tratamento de trombose venosa profunda - Tratamento de trombose arterial periférica - Prevenção de perdas gestacionais em pacientes com síndrome antifosfolípide e em pacientes com outras forma de trombofilia. OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

Doses e intervalos

A dose de 80mg ao dia ou de 80 mg a cada 12 horas da enoxaparina sódica deve ser administrada por via subcutânea, de acordo com a indicação médica.

Efeitos adversos

- As reações mais comumente observadas ao uso de enoxaparina sódica são as hemorragias. - Outras reações adversas que podem ser observadas incluem: plaquetopenia induzida pela heparina, reações alérgicas, nódulos subcutâneos no local da administração da medicação, alterações de enzimas hepáticas e osteoporose (uso acima de 3 meses). A hemorragia no sistema nervoso central e hematoma neuroaxial (espinhal) são complicações raras e graves observadas com o uso da enoxaparina sódica.

Farmácia

Enoxaparina sodica SC Preparo: Toda a preparação do medicamento Enoxaparina sodica SC deve ser realizada em condições assépticas. Materiais: 1 par de luvas de procedimento; Alcool swab; Gaze Seriga pronta para uso. ATENÇÃO A DOSE PRESCRITA - 20mg/0,2mL, 40mg/0,4mL, 60mg/0,6mL, 80mg/0,8mL e 100mg/1,0mL. Reconstituição: N/A Estabilidade após Reconstituição: N/A Diluição: N/A Estabilidade na seringa: Uso imediato ou até 4 horas T.A PVC N/A, soro glicosado: N/A Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica Fotossensibilidade: sim, proteger a seringa com capa foto até o momento do uso. Via de Administração: SC Potencial emético: baixo Tempo de infusão: N/A Passos: Dispensa qualquer preparo na farmácia. Após realizar os procedimentos de rastreabilidade e registro de dispensação, deixar em temperatura ambiente por 15 a 30minutos antes da administração (para minimizar dores no paciente durante administração), etiquetar e enviar para a equipe de enfermagem. Caso a medicação for destinada ao atendimento móvel, acondicionar na caixa de transporte, juntamente com prescrição, minuta de transporte, etiquetas e Check list.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.