Outros nomes: SOROLOGIA IGG AMEBA, ANTICORPO IGG ANTI ENTAMOEBA HISTOLYTICA AMEBÍASE, SOROLOGIA IGG ENTAMOEBA, AMEBÍASE ANTICORPO IGG ANTI ENTAMOEBA HISTOLYTICA
- É necessário trazer documento de identidade (RG).
- O exame só pode ser colhido aos domingos, segundas-feiras e terças-feiras até às 11:00 e não pode ser colhido em vésperas de feriado.
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2739 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Aliquotar 1 mL de soro em tubo de alíquota padrão;
- Volume mínimo: 0,5 mL.
- Enviar o material refrigerado para o LARI-LARN.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 7 dias;
Refrigerada (2 - 8 ºC): 14 dias;
Congelada (-20 ºC): 30 dias.
Ensaio imunoenzimático
Não reagente (Negativo)
A Entamoeba histolytica é um protozoário causador de disenteria, mas que pode provocar doença invasiva, principalmente abcessos hepáticos amebianos. A sorologia pode ser particularmente útil no apoio ao diagnóstico de doença invasiva extraintestinal. Por outro lado, não deve ser utilizada para identificar ou diagnosticar disenteria amebiana devido à baixa sensibilidade na doença aguda não invasiva, para a qual se recomenda a pesquisa direta de E. histolytica em fezes ou outros materiais clínicos. Um resultado negativo de sorologia indica que não foram detectados anticorpos contra este parasita. Se persistir a suspeita de doença invasiva, o teste deve ser repetido em 2 a 3 semanas. Um resultado positivo, por sua vez, sugere infecção atual ou passada por E. histolytica. Episódios prévios de amebíase intestinal podem resultar em sorologia positiva. Os resultados sorológicos devem ser utilizados como ferramenta diagnóstica complementar e não devem ser interpretados isoladamente como conclusivos.