Manual de exames

Entamoeba histolytica, Antígeno, abscesso hepático

Outros nomes: AMEBA HISTOLYTICA EM ABSCESSO HEPÁTICO, ANTIGENO DA, E. HISTOLYTICA EM ABSCESSO HEPÁTICO, ANTIGENO DA, ENTAMOEBA HISTOLYTICA EM ABSCESSO HEPÁTICO, ANTIGENO DA, Antígeno da ameba histolytica em abscesso hepático, Antígeno da E histolytica em abscesso hepático, Antígeno da Entamoeba histolytica em abscesso hepático, Pesquisa de Entamoeba histolytica em abscesso hepático

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Este exame é feito em material de abscesso hepático colhido recentemente pelo clínico, em frasco sem conservante.
- A amostra deve ser mantida refrigerada e entregue até 12 horas após a coleta.
- Amostras colhidas em hospitais que não puderem ser enviadas ao Fleury no mesmo dia precisam ser congeladas a -20ºC e encaminhadas no dia seguinte o mais cedo possível.

Método

- Ensaio imunoenzimático (ELISA) para detecção do antígeno da Entamoeba histolytica.

Valor de referência

- Não reagente.

Interpretação e comentários

- A pesquisa do antígeno específico da E. histolytica é útil como recurso auxiliar no diagnóstico de abscesso hepático amebiano.
- A E. histolytica acomete cerca de 12% da população mundial. Cerca de 90% dos infectados não apresentam sintomas. Aproximadamente 10% desse grupo, no entanto, pode ter desde manifestações clínicas inespecíficas e quadros gastrointestinais leves, até disenteria e colite. Excepcionalmente, há progressão para doença invasiva extra-intestinal, com formação de abscessos, especialmente hepáticos.
- Na amebíase extra-intestinal, é possível ou não encontrar formas parasitárias nas fezes, razão pela qual o diagnóstico vai depender de outros testes, como a pesquisa direta do antígeno em abscesso. O teste imunoenzimático para a detecção do antígeno nesse material é significativamente mais sensível e específico que a pesquisa pelo método direto.
- Convém ponderar que resultados falso-negativos podem ocorrer em material colocado em formol ou na presença de níveis de antígeno abaixo do limite de detecção do teste.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material o mais rápido possível à seção.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerado (2-8 °C): 12 horas;
Congelado (-20 °C): 24 horas.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura