Entamoeba histolytica, Antígeno, fezes

Outros nomes:
ANTIGENO DA E. HISTOLYTICA NAS FEZES
E. HISTOLYTICA NAS FEZES, ANTIGENO DA
ENTAMOEBA HISTOLYTICA, FEZES, PESQUISA DO ANTIGENO
AMEBA HISTOLYTICA, PESQUISA DO ANTIGENO NAS FEZES
ADESINA GALACTOSE - ESPECÍFICA
ELISA PARA ENTAMOEBA HISTOLYTICA
PESQUISA DE AMEBA
ENTAMOEBA HYSTOLYTICA E ENTAMOEBA DISPAR, DIFERENCIAÇÃO POR ELISA
DIFERENCIAÇÃO ENTRE E. HYSTOLYTICA E E. DISPAR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- O cliente deve colher, em frasco sem conservante, todo o material de uma evacuação recente. - O material tem de ser entregue até uma hora após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 12 horas, se estiver refrigerado. - Não há necessidade de tomar laxante nem de suspender nenhum medicamento, mas apenas de informar as medicações em uso. - A amostra não pode ser contaminada com urina nem colhida do vaso sanitário. - Nas 72 horas que antecedem o exame, o cliente não pode receber contraste radiológico via oral à base de bário, bismuto, magnésio e carbonato de cálcio. - A amostra pode servir também para o exame parasitológico e para outros exames de fezes, desde que seja colhida em frasco sem conservante.

Processamento e adequação da amostra

- Mínimo: 5g - Encaminhar refrigerado, o mais rápido possível á seção. ATENÇÃO todas as UNIDADES: - Material recebido de 2ª a 6ª após às 18 h, Sábados, Domingos, Feriados: enviar o material refrigerado para a seção (envolto em almofada de gelo) onde será adequadamente congelado (-20 ºC). Estabilidade da amostra Refrigerado (2-8 ºC): 12 horas; Congelado( -20 ºC): 24 horas.

Método

- Ensaio imunoenzimático (ELISA) para detecção do antígeno da E. histolytica nas fezes.

Valor de referência

- Não reagente.

Interpretação e comentários

- Após a perfeita caracterização das duas espécies de amebas pertencentes ao complexo E. histolytica/E. dispar, ocorrida nos últimos anos, foi desenvolvido um teste imunoenzimático para a pesquisa do antígeno da E. histolytica nas fezes, que veio auxiliar o diagnóstico da amebíase intestinal. O método é capaz de diferenciar a infecção causada pela E. histolytica (patogênica) da E. díspar (não-patogênica), visto que, ao exame microscópico, essas duas espécies de amebas são morfologicamente idênticas. - O teste é significativamente mais sensível (97%), específico (99%) e rápido que os recursos tradicionais de investigação. Para ter uma idéia, o diagnóstico microscópico da infecção intestinal causada por E. histolytica/E. dispar é feito somente em 72-76% dos casos, mesmo após a execução de seis exames protoparasitológicos. Além disso, não há descrição de reação cruzada do teste (resultado falso-positivo) com outros parasitas. Por outro lado, resultados falso-negativos podem ocorrer em fezes colocadas em formol ou na presença de níveis de antígeno abaixo do limite de detecção do teste. Nesta última situação, indivíduos com suspeita de infecção por E. histolytica devem fazer exames seriados.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 15 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822