Entamoeba histolytica e E. dispar, pesq. de trofozoítos, Vários Materiais

Outros nomes:
TROFOZOÍTOS POR COLORAÇÃO DE HEMATOXILINA FÉRRICA
TROFOZOÍTOS PELA COLORAÇÃO DE TRICROMO DI GOMORI
HEMATOXILÍNA FÉRRICA
FEZES, ANÁLISE PELO MÉTODO SCHAUDINN

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é recomendado para o diagnóstico de diarréias causadas por Dientamoeba fragilis e Entamoeba histolytica /E. dispar. - O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos..

Processamento e adequação da amostra

- Mínimo: 20 g (1 colher de plástico cheia) - Transferir parte da fezes (1 colher de plástico cheia) para o frasco com conservante SAF. quando a amostra for recebida somente em frasco seco. - Tampar e a seguir verificar a correta vedação da tampa. - Homogeneizar por inversão. - A quantidade de conservador deve ser cerca de 3 vezes aquela do material. Caso o material seja escasso, utilizar menor quantidade de conservador de modo a manter a proporção de 3 partes de conservador para uma parte do material. - Encaminhar ao setor de Microbiologia, o frasco com conservante (SAF), em temperatura ambiente. - MATERIAL RECEBIDO EM FRALDA: Para as amostras excepcionalmente recebidas em frasco seco ou fralda, o material deve ser encaminhado à distribuição em até 3 horas após a coleta, para a transferência de uma parte do material (1 porção/colher) para o frasco com conservador. - MATERIAL RECEBIDO EM FRALDA: . Utilizando a colher descartável, 4 a 5 porções (colheres) para o frasco de tampa rosqueada sem conservante (frasco seco). . Utilizando a colher, transferir 1 porção para o frasco com conservante. Tampar verificando o encaixe adequado da tampa, para evitar vazamentos. . Se existir pomada visível junto com as fezes, separar e desprezar a porção que contém o produto.

Método

- Coloração Tricromática de Wheatley.

Valor de referência

- Ausência de trofozoítos de E. histolytica/E. dispar ou Dientamoeba fragilis.

Interpretação e comentários

- A maior utilidade do teste é a pesquisa de trofozoítos de Dientamoeba fragilis, que causa diarréia não invasiva, mas não tem em seu ciclo de vida a fase cística. O quadro clínico inclui diarréia nas duas primeiras semanas e dor abdominal que pode persistir por um a dois meses. O exame deve ser realizado em três amostras coletadas em dias distintos. - Nas diarréias agudas por Entamoeba histolytica, as formas vegetativas (trofozoítos) são predominantes, mas o exame parasitológico de rotina detecta apenas as formas císticas. - Este exame, não permite diferenciar Entamoeba histolytica de Entamoeba dispar, não patogênica, sendo indicado para esse fim a pesquisa de antígeno específico de E. histolytica.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822