Outros nomes: ENTEROGRAFIA POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, RESSONÂNCIA DO INTESTINO DELGADO, RESSONÂNCIA PARA ALÇA INTESTINAL, ENTERORRESSONANCIA
Avaliação do intestino delgado pela ressonância magnética, especialmente para pacientes com suspeita de alteração inflamatória intestinal. O exame faz parte de um estudo de ressonância magnética do abdome total no qual é maximizada a distensão das alças delgadas para avaliação detalhada.
I - Informações sobre o exame
- Trata-se de exame de ENTEROGRAFIA, POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Paciente menores de 18 anos devem ser acompanhados pelo seu responsável legal durante todo o tempo de permanência na unidade.
- Para pacientes menores de 16 anos, com declínio cognitivo ou que necessitam de acompanhamentos especiais, devem ser devem ser acompanhados pelo seu responsável legal em todas as dependências da unidade.
- Este exame não é realizado com anestesia.
- A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de ressonância magnética.
Recomendações importantes:
- Trazer resultados anteriores, se houver, comparecer à unidade com cabelos secos, sem uso de gel, cremes, maquiagem, óleos corporais, filtro solar e cremes analgésicos.
- Para pacientes que fazem o uso de fraldas descartáveis, trazer uma reserva para a troca. O exame não pode ser realizado com a fralda úmida ou molhada.
- Precisa estar sem joias, brincos e pulseiras, pode haver a necessidade de retirada de piercings (se houver).
Os seguintes objetos podem ter partes metálicas e ferromagnéticas (ou mesmo imãs) e precisam ser removidos:
- Cílios postiços removíveis: Remover 1 dias antes;
- Mega Hair: Remover 1 dia antes;
- Tatuagens e Maquiagem definitiva/ micropigmentação: Aguardar o intervalo de 30 dias para realização de RM.
Caso a remoção não seja possível, a condição da realização do exame será avaliada na unidade.
- Retirar de lentes de contato com pigmentação antes da realização do exame;
- Aparelhos ortodônticos móveis precisam retirados antes do exame;
- Aparelho ortodôntico fixo não apresenta risco ao paciente, mas pode comprometer a qualidade da imagem;
- Se a Ressonância Magnética for com anestesia, clientes que fazem uso de unhas de gel precisam retirar o material antes da realização do exame.
- Uma vestimenta será fornecida pelo laboratório a fim de garantir a segurança durante a realização do exame.
- Clientes alérgicos a contraste, entrar em contato com a Central de Atendimento para obter orientações.
III - Contraindicações
a) os seguintes materiais contraindicam a realização do exame:
- Marca-passo cardíaco;
- Neuroestimuladores;
- Fixadores ortopédicos externos (sem a carta do médico);
- Dispositivos eletrônicos não condicionais para Ressonância Magnética.
Materiais condicionais sujeitos a avaliação dos médicos:
- Clipes de aneurisma, Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata), Implantes otológicos cocleares, bomba de medicamento e expansor mamário;
- Se possuir Sensor de glicemia subcutânea, necessário remover para realizar o exame;
- Se possuir "Stents intravasculares (como stent" coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.
b) Materiais permitidos para a realização do exame:
- Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar, próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas), implantes ortopédicos (como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos).
c) Clientes que possuam dispositivos/implantes metálicos ou eletrônicos devem apresentar documentos que comprovem a compatibilidade com o ambiente de Ressonância Magnética.
- Serão aceitos: relatório médico, carta de autorização médica ou cartão de identificação do dispositivo implantado. A ausência do documento pode acarretar impedimento para realização do exame. Para maiores informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento.
d) Se possuir fragmentos de bala no corpo ou outra condicional relativa, entrar em contato com a nossa Central de Atendimento.
Atenção! A presença de materiais metálicos que não estejam na lista de contraindicações descrita nas orientações necessárias, entrar em contato com a central de atendimento.
IV Preparo
- Necessário jejum de 4 horas para este exame.
- Caso tenha o hábito de tomar algum tipo de calmante, sedativo ou relaxante, poderá tomá-lo 1 hora antes do exame, na dosagem em que está habituado.
- O cliente não deve tomar água antes do exame, a não ser para acompanhar a ingestão de medicamentos, num volume pequeno.
- Ressonância magnética de 1,5 tesla,com cortes multiplanares ponderados em T1 e T2 que se iniciam na cúpula diafragmática e se estendem até a sínfise púbica. Há necessidade de uso do meio de contraste paramagnético por via endovenosa e meio de contraste por via oral.
- Este exame tem utilidade na avaliação das alças intestinais delgadas. Também avalia os demais órgãos abdominais, semelhante ao que ocorre na ressonância magnética de abdome total.
- A área de interesse abdominal deve ser especificada no pedido médico, de modo a possibilitar a escolha de um protocolo adequado para a avaliação da região suspeita, potencializando os resultados diagnósticos.
Intestino delgado.
Além deste, também são estudadas as demais estruturas abdominais como: fígado, vias biliares, pâncreas, baço, rins, adrenais, aorta, retroperitônio e bexiga.