Outros nomes: MONONUCLEOSE, ANTICORPO IGG, REAÇÃO PAUL BUNNELL IGG, EPSTEIN-BARR VÍRUS IGG - EBV, BUNNELL-DAVIDSOHN., ANTICORPOS ANTI CAPSÍDEO VIRAL IGG, HOFF BAUER., EBV, ANTICORPO IGG, Anticorpo anti capsídeo viral (VCA) IgG, EBV sorologia IgG, Epstein barr vírus (EBV) anticorpo IgG
- Esse teste é qualitativo. Em caso de dúvida, favor entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Fleury.
- Aguardar 30 minuto;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente;
- Volume ideal: 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL.
Estabilidade da amostra:
Temperatura Ambiente: 3 dias
Refrigerado: 14 dias
Congelado: 2 meses
-Imunoensaio quimioluminescênte com micropartículas - CMIA
- Não reagente: inferior a 0,75;
- Indeterminado de 0,75 a 1,0 ;
- Reagente : superior a 1,0
- Mononucleose infecciosa é causada por um herpesvírus ubíquo, o vírus Epstein-Barr (EBV). Como crianças e até adolescentes não produzem anticorpos heterófilos, o teste mais indicado para auxiliar no diagnóstico é a pesquisa de anticorpos específicos contra o antígeno do capsídeo do vírus (VCA). O diagnóstico clínico de infecção aguda é confirmado quando a pesquisa de anticorpos IgG e IgM é positiva. Anticorpos da classe IgG e IGM podem ser detectados 7 dias do início da infecção, mas em alguns casos a positividade é detectada somente após 10 dias. Por esta razão, na vigência de quadro clínico e evidente atipia linfocitária, uma sorologia negativa não afasta a infecção e nova sorologia é recomendável para esclarecer o diagnóstico. A positividade isolada para anticorpos IgM, sem que se observe soroconversão de IgG entre duas amostras, pode ser indicativo de outra infecção como citomegalia ou toxoplasmose. Anticorpos IgM podem persistir por até quatro meses do início da infecção e não guardam relação com a evolução clínica. Pesquisa positiva somente para anticorpos IgG, independente de qualquer título, indica infecção pregressa.