Epstein-Barr Vírus, Anticorpos IgG e IgM, soro

Outros nomes:
BUNNELL-DAVIDSOHN
CAPSÍDEO VIRAL, ANTICORPOS ANTI
EBV, ANTICORPO ANTI CAPSÍDEO VIRAL (VCA)
EPSTEIN-BARR VÍRUS, ANTICORPO ANTI CAPSÍDEO VIRAL (VCA)
EPSTEIN-BARR, SOROLOGIA PARA
HOFF BAUER
MONONUCLEOSE, SOROLOGIA
PAUL BUNNELL, REAÇÃO
MONONUCLEOSE, ANTICORPOS IGG E IGM
VÍRUS EB, MONONUCLEOSE
EPSTEIN-BARR VÍRUS, QUALITATIVO
VCA, ANTICORPOS ANTI
EBV, SOROLOGIA PARA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minuto; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume ideal: 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias; Congelada (-20 ºC): 2 meses .

Método

-Imunoensaio quimioluminescênte com micropartículas - CMIA

Valor de referência

IgG: - Não reagente: inferior a 0,75; Indeterminado de 0,75 a 1,0 ; Reagente : superior a 1,0 IgM: Não reagente: inferior a 0,49; Indeterminado de 0,49 a 1,0 ; Reagente : superior a 1,0

Interpretação e comentários

- A mononucleose infecciosa é causada por um herpesvírus ubíquo, o vírus Epstein-Barr (EBV). Como crianças e até adolescentes não produzem anticorpos heterófilos, o teste mais indicado para auxiliar o clínico no diagnóstico é a pesquisa de anticorpos específicos contra o antígeno do capsídeo do vírus (VCA). - A infecção aguda fica confirmada quando a pesquisa de IgG e IgM é positiva. Os anticorpos das classes IgG e IGM podem ser detectados depois de sete dias do início da infecção, mas, em alguns casos, a positividade só ocorre após dez dias. Por essa razão, na vigência de quadro clínico compatível e evidente atipia linfocitária, uma sorologia negativa não afasta a mononucleose, tornando-se recomendável a realização de nova sorologia para esclarecer o diagnóstico. - A positividade isolada para anticorpos IgM, sem que se observe soroconversão de IgG entre duas amostras, pode ser indicativa de outra infecção, a exemplo de citomegalia ou toxoplasmose. - Convém ressaltar que os anticorpos IgM podem persistir por até quatro meses depois da instalação da doença e não guardam relação com a evolução clínica. Já a pesquisa positiva somente para anticorpos IgG, independentemente do valor do título, indica infecção pregressa.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo. - Observação: este é um teste qualitativo. Em caso de dúvida, entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822