Eritropoietina, soro

Outros nomes:

ERITROPOETINA

RIM, INSUFICIENCIA, ERITROPOETINA

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 22h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos. - Centrifugar o tubo a 2739 g, por 10 minutos, a 18ºC. - Aliquotar 1 mL de soro em tubo plástico estéril. - Enviar a amostra congelada à seção. Estabilidade da amostra: - Temperatura ambiente: 8 horas - Refrigerada (2-8ºC): 24 horas - Congelada (-20ºC): 1 mês

Método

- Ensaio Imunoquimioluminométrico (ICMA).

Valor de referência

- Adulto: de 2,6 a 18,5 mIU/mL.

Interpretação e comentários

- A eritropoetina (EPO) é uma glicoproteína secretada principalmente pelos rins que regula a produção de eritrócitos. Em condições habituais, seus teores variam em direção inversa à da concentração do hematócrito: a hipoxia tecidual estimula a produção de EPO e o aumento do hematócrito, enquanto a elevação da hemoglobina ou dos eritrócitos suprime a síntese e a liberação de EPO. - As principais aplicações deste exame incluem: -- diagnóstico diferencial entre policitemia primária (ou vera) e policitemia secundária. A primária decorre da proliferação clonal de células precursoras hematopoéticas e cursa com EPO baixa, ao passo que a secundária tem, como causa, a hipoxia crônica, como é o caso de indivíduos que vivem em grandes altitudes ou de pneumopatas crônicos, os quais apresentam EPO elevada. Convém lembrar que alguns tumores, localizados nos rins, no fígado, no cérebro ou nos pulmões, também podem produzir EPO e ocasionar a forma secundária da condição; -- acompanhamento de indivíduos com insuficiência renal crônica, com o intuito de avaliar a necessidade de reposição de EPO; -- seguimento de pacientes que não apresentam resposta clinica adequada ao tratamento de reposição de EPO; -- decisão sobre o uso de EPO como terapêutica de suporte nas síndromes mielodisplásicas.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822