Escherichia coli O157, fezes

Outros nomes:

Escherichia coli O157

Escherichia coli enterohemorrágica O157

Orientações necessárias

- De preferência, o cliente não deve fazer uso de antibióticos nos três dias que antecedem o exame. - Para a coleta do material, é necessário retirar os frascos adequados em qualquer unidade do Fleury. - Amostras colhidas com conservador (Cary-Blair) podem ser mantidas em temperatura ambiente e entregues no Fleury até 24 horas após a coleta. - Já o material colhido sem conservador precisa ser encaminhado ao Fleury até 3 horas após a coleta, quando mantido em temperatura ambiente, ou em até 6 horas, se mantido sob refrigeração (2-8 ºC). - Fezes colhidas de fralda devem ser entregues no Fleury até 2 horas após a coleta, se estiverem em temperatura ambiente, ou em até 6 horas, se refrigeradas (2-8 ºC). Neste caso, o Fleury verificará, no ato do recebimento da amostra, se a quantidade de material é suficiente para o exame.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material em saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente se colhido em conservador - Amostra enviada sem conservador, colocar em Cary Blair e enviar em saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia. - Se for solicitado Gram, a amostra poderá vir com ou sem conservador. - Encaminhar a amostra imediatamente, sem processar, para a Seção de Microbiologia. Estabilidade da amostra: Fezes em conservador Cary-Blair em temperatura ambiente: 24 horas; Fezes sem conservante em temperatura ambiente: 3 horas; Fezes sem conservante refrigerado (2-8 ºC): 6 horas.

Método

- Cultura em ágar MacConkey sorbitol, identificação bioquímica e com anti-soros específicos.

Valor de referência

- Cultura negativa para Escherichia coli O157.

Interpretação e comentários

- A Escherichia coli O157:H7 é um dos sorotipos responsáveis pela produção de toxina de Shiga, causando quadros clínicos que podem variar de diarréia moderada a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica (HUS). Cerca de 8% dos indivíduos infectados por E. coli O157:H7 evoluem para HUS, que é caracterizada por anemia hemolítica microangiopática, trombocitopenia e insuficiência renal aguda. - De acordo com dados do CDC, cerca de 72% das E. coli causadoras de HUS pertencem a outros sorotipos (O26, O111, O103, O121, O45, O145, O165 e O113). Assim sendo, um resultado negativo deste exame não pode excluir a possibilidade de infecção ocasionada por outros sorotipos de E. coli produtores da toxina de Shiga.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.