Escherichia coli O157, fezes

Outros nomes:
ESCHERICHIA COLI O157
ESCHERICHIA COLI ENTEROHEMORRÁGICA O157

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- De preferência, o cliente não deve fazer uso de antibióticos nos três dias que antecedem o exame. - Para a coleta do material, é necessário retirar os frascos adequados em qualquer unidade do Fleury. - Amostras colhidas com conservador (Cary-Blair) podem ser mantidas em temperatura ambiente e entregues no Fleury até 24 horas após a coleta. - Já o material colhido sem conservador precisa ser encaminhado ao Fleury até 3 horas após a coleta, quando mantido em temperatura ambiente, ou em até 6 horas, se mantido sob refrigeração (2-8 ºC). - Fezes colhidas de fralda devem ser entregues no Fleury até 2 horas após a coleta, se estiverem em temperatura ambiente, ou em até 6 horas, se refrigeradas (2-8 ºC). Neste caso, o Fleury verificará, no ato do recebimento da amostra, se a quantidade de material é suficiente para o exame.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material em saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente se colhido em conservador - Amostra enviada sem conservador, colocar em Cary Blair e enviar em saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia. - Se for solicitado Gram, a amostra poderá vir com ou sem conservador. - Encaminhar a amostra imediatamente, sem processar, para a Seção de Microbiologia. Estabilidade da amostra: Fezes em conservador Cary-Blair em temperatura ambiente: 24 horas; Fezes sem conservante em temperatura ambiente: 3 horas; Fezes sem conservante refrigerado (2-8 ºC): 6 horas.

Método

- Cultura em ágar MacConkey sorbitol, identificação bioquímica e com anti-soros específicos.

Valor de referência

- Cultura negativa para Escherichia coli O157.

Interpretação e comentários

- A Escherichia coli O157:H7 é um dos sorotipos responsáveis pela produção de toxina de Shiga, causando quadros clínicos que podem variar de diarréia moderada a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica (HUS). Cerca de 8% dos indivíduos infectados por E. coli O157:H7 evoluem para HUS, que é caracterizada por anemia hemolítica microangiopática, trombocitopenia e insuficiência renal aguda. - De acordo com dados do CDC, cerca de 72% das E. coli causadoras de HUS pertencem a outros sorotipos (O26, O111, O103, O121, O45, O145, O165 e O113). Assim sendo, um resultado negativo deste exame não pode excluir a possibilidade de infecção ocasionada por outros sorotipos de E. coli produtores da toxina de Shiga.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822