Espirometria

Outros nomes:
CAPACIDADE PULMONAR
FLUXOS PULMONARES
FLUXOS RESPIRATÓRIOS
FLUXOS VENTILATÓRIOS
ESPIROGRAFIA
PEAK FLOW

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Critério de realização - Este exame é realizado em clientes com idade igual ou superior a 7 anos. - Para crianças entre 6 anos e 6 anos e 11 meses, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis e verificar a possibilidade de realização do procedimento. - Contudo, em crianças com idade inferior a 6 anos, o exame não é feito. - Para realizar o exame, comparecer à unidade sem o uso de batom. - O procedimento não pode ser efetuado após exercício físico, devendo haver um intervalo de duas horas entre sua realização e a prática de atividade física. - O cliente precisa informar ao Fleury os nomes das medicações em uso. - Se disponível, o cliente deve apresentar resultado recente de hemograma, colhido nos últimos 60 dias, assim como provas funcionais ventilatórias anteriores, se houver, uma vez que estas permitem uma análise comparativa. II - Contra-indicações - O exame não deve ser realizado na vigência de infecções respiratórias atuais ou adquiridas nos últimos 15 dias, tais como gripe, resfriado, pneumonia ou sinusite aguda, trauma torácico, hemoptise (tosse com sangue), descolamento de retina, edema pulmonar ou angina cardíaca (dor no peito), a não ser que haja indicação médica precisa. Em caso de dúvida, recomenda-se que o cliente verifique com o médico solicitante ou, então, fale com os assessores médicos do Fleury: III - Preparo III.I - Medicamentos - A menos que o médico tenha feito expressa recomendação contrária, o uso de broncodilatadores tem de ser interrompido no dia do exame, de acordo com os intervalos abaixo: -- broncodilatadores de curta ação (salbutamol, fenoterol, Aerolin®, Aerojet®, Combivent®, Duovent®, Berotec®, Aero-ped®, Aerotrat®, Abulin®, Asmaliv®, Broncodil®, Broncolin®, Novosalmol®, Pneumolat®, Salbutalin®, Saltamol® e Ventolin®): suspender quatro horas antes; -- broncodilatadores de longa ação (formoterol, salmeterol, Foraseq®, Foradil®, Symbicort®, Seretide®, Serevent®, Alenia® e Fluir®): parar de usar 12 horas antes. III.II - Alimentação - Não há necessidade de jejum, mas o cliente deve evitar uma alimentação prévia volumosa e pesada, visto que o procedimento exige esforço para realizar as manobras de sopro. O ideal é fazer uma refeição leve duas horas antes do teste. - O cliente não pode consumir café, chá, chocolate ou bebidas alcoólicas nas seis horas que antecedem o exame, III.III - Cigarro - Para fumantes, o teste exige um intervalo de, pelo menos, duas horas sem fumar antes de sua realização.

Método

- Técnica de espirometria, padronizada Pelo Consenso Brasileiro sobre Espirometria, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Interpretação e comentários

- A espirometria mede a capacidade de movimentação de ar durante o ciclo respiratório normal e forçado. Essa medida é feita sob a forma de volumes e fluxos respiratórios, sempre comparados com os valores preditos para pessoas com a mesma idade, sexo, altura e peso do indivíduo avaliado. - O exame está indicado para a investigação de praticamente todas as doenças pulmonares, assim como para a avaliação pré-operatória de indivíduos que apresentam qualquer co-morbidade pulmonar. - O teste permite principalmente a constatação dos distúrbios respiratórios, sendo de grande acurácia para os de origem obstrutiva. Além disso, possibilita o seguimento evolutivo de indivíduos, por ser uma maneira objetiva de avaliar a resposta terapêutica. - Quando realizado antes a após a administração de broncodilatador, o teste permite a avaliação do comportamento farmacodinâmico da musculatura lisa brônquica no caso de evidência de obstrução ao fluxo aéreo.

Principais indicações

- A espirometria é o exame que mede a capacidade de movimentação de ar durante o ciclo respiratório normal e forçado. - Essa medida é feita sob a forma de volumes e fluxos respiratórios, sempre comparados aos valores preditos para indivíduos com a mesma idade, sexo, altura e peso. - Permite, principalmente, a constatação dos distúrbios respiratórios, sendo de grande acurácia para os distúrbios obstrutivos. - Permite ainda o seguimento evolutivo dos pacientes em vigência do tratamento, sendo uma maneira objetiva de avaliar a resposta terapêutica. - Quando realizada com a administração de broncodilatadores, permite a avaliação do componente de resposta das vias aéreas. - Está indicada para a investigação de praticamente todas as patologias pulmonares, assim como na avaliação pré-operatória de pacientes que apresentam qualquer co-morbidade pulmonar.

Valor de referência

- Os valores obtidos pelo paciente são comparados com valores previstos calculados para seu sexo, idade , altura e peso.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822