Estadiamento, câncer de tiróide

Outros nomes:
ULTRASSONOGRAFIA E TOMOGRAFIA DA TIRÓIDE PARA PESQUISA DE LINFONODOS
TOMOGRAFIA E ULTRASSONOGRAFIA CERVICAL PARA PESQUISA DE LINFONODOS
ULTRASSOM E TOMOGRAFIA DE PESCOÇO PARA PESQUISA DE GÂNGLIOS LINFÁTICOS
TOMOGRAFIA E ULTRASSONOGRAFIA CERVICAL PARA MAPEAMENTO DE METÁSTASES
ULTRASSONOGRAFIA E TOMOGRAFIA CERVICAL PARA PESQUISA DE ADENOPATIA
TOMOGRAFIA E ULTRASSOM DE LEITO TIROIDEANO PARA MAPEAMENTO DE LINFONODOS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Principais indicações

- Avaliação pré-operatória de pacientes com carcinoma de tiróide com mapeamento de lesões na tiróide ou leito tiroidiano e cadeias ganglionares.

Regiões estudadas

- Estruturas do pescoço desde a base da língua até o ápice pulmonar (tomografia). - Região cervical anterior (ultrassonografia).

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O procedimento avalia pessoas com diagnóstico de câncer de tiroide que serão submetidas à cirurgia. Para tanto, faz uma análise conjunta dos exames de ultrassonografia e tomografia computadorizada da região cervical. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica e, se preciso, pode ser agendado com anestesia. Contudo, ela é necessária para clientes entre 1 e 5 anos de idade ou para crianças maiores e adultos com dificuldade de colaborar, a exemplo de claustrofóbicos. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal no dia do procedimento. - O limite de peso para a realização do exame é de 180 kg. - O método não é feito em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, a cliente precisa entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis. - Para mulheres que estejam amamentando, pode ser necessária a interrupção temporária da amamentação por um período de 24 a 48 horas após o exame, caso seja utilizado contraste. Em tais situações, um médico do setor pode fornecer esclarecimentos complementares. - O cliente precisa informar os medicamentos em uso e apresentar resultados anteriores, se houver. III - Preparo - O exame requer quatro horas de jejum absoluto, sem a ingestão de água, inclusive. O cliente pode se alimentar apenas após a realização da tomografia. IV - Suspensão de medicamentos - Nas 24 horas que antecedem o procedimento e com a autorização do médico assistente, o cliente deve suspender o uso dos medicamentos metformina (Dimefor®, Glifage®, Glucoformin®, Glucovance® ou Starform®) e fenformina (Debei®), em virtude do possível emprego de contraste endovenoso.

Método

- Análise das estruturas do pescoço por meio de cortes axiais por tomografia computadorizada e por meio da ultrassonografia. De acordo com a indicação clínica pode ser necessária a utilização de contraste iodado e/ou análise no plano coronal na tomografia.

Interpretação e comentários

- O exame está indicado para a avaliação pré-operatória de lesões malignas da tiroide e consiste no detalhamento anatômico dos linfonodos cervicais suspeitos. O método é capaz de definir a extensão da doença e de auxiliar o médico na programação do procedimento cirúrgico.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822