Everolimus, dosagem, sangue total

Outros nomes:
CERTICAN®
EVVEROLIMO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Não há necessidade de preparo para este exame. - O cliente deve manter o horário habitual de tomada do medicamento e fazer o exame até uma hora antes deste horário, a não ser que existam outras orientações do médico assistente. - Em caso de suspeita de intoxicação, a amostra pode ser colhida em qualquer horário.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear - Enviar à seção, em temperatura ambiente - Volume desejável: 0,5 mL de sangue total (crianças: 0,25 mL) - Volume mínimo: 0,25 mL de sangue total Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente : 8 horas; Refrigerada (2-8°C): 2 semanas; Congelada (-20°C): 6 meses.

Método

- Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem.

Valor de referência

Nível terapêutico: 3,0 a 8,0 ng/mL. Nível tóxico: acima de 12,0 ng/mL.

Interpretação e comentários

- O everolimo, também conhecido pelo nome comercial Certican®, é um imunossupressor indicado para a profilaxia da rejeição após transplante de órgãos sólidos, especialmente de rim e coração, utilizado geralmente em associação com a ciclosporina ou o tacrolimo (FK506). O fármaco inibe o sinal de proliferação (mTOR) que previne a rejeição ao aloenxerto e ainda exerce efeito pela inibição da proliferação das células T e, consequentemente, da sua expansão clonal, controlada por interleucinas específicas como IL-2 e IL-15. Da mesma forma, impede a proliferação de células hematopoéticas, que é estimulada por fatores de crescimento, e de células não hematopoéticas, como as de músculo liso vascular, que é induzida por lesão das células endoteliais e leva à formação da camada neoíntima, desempenhando um papel fundamental na patogênese da rejeição crônica. - A medicação circula ligada às proteínas do plasma (cerca de 70%) e tem seu pico de concentração de uma a duas horas após administração de uma dose oral. A droga-mãe responde pela ação terapêutica, uma vez que seus metabólitos praticamente não têm atividade, sendo excretados principalmente pelas fezes. O equilíbrio estacionário é atingido por volta do quarto dia e a meia-vida varia entre 21 e 35 horas. - O metabolismo do everolimo ocorre no fígado, via CYP3A4 e glicoproteína P, sendo afetado, portanto, pela função hepática, mas não pela renal. Há possibilidade de as concentrações séricas sofrerem alterações quando o medicamento é administrado com drogas que inibem ou estimulam a CYP3A4. Assim, o uso concomitante do fármaco com indutores do CYP3A4, como rifampcina, erva de São João (Hypericum perforatum), anticonvulsivantes (carbamazepina, fenobarbital e fenitoína) e medicamentos anti-HIV (efavirenz e nevirapina, por exemplo), pode reduzir seus níveis séricos. Por outro lado, o emprego simultâneo com inibidores de CYP3A4 e PgP, como eritromicina, verapamil, ciclosporina, octreotida, midazolam, agentes antifúngicos (fluconazol), bloqueadores de canal de cálcio (nicardipino e diltiazem) e inibidores de proteases (nelfinavir, indinavir e amprenavir), é capaz de elevar tais níveis. A concentração da medicação ainda pode ser afetada por alimentação e toranja ou o suco dessa fruta. - A dosagem de everolimo serve para a monitoração terapêutica dos indivíduos que o utilizam, os quais podem apresentar dislipidemia, diabetes, disfunção renal, proteinúria, alterações sanguíneas, alterações do sono, hipertensão, aumento da incidência de infecções e alterações pulmonares.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822