Fator VIII, Inibidor, quantificação, plasma

Outros nomes:
ANTICORPOS ANTI-FATOR VIII
FATOR 8, ANTICORPOS
FATOR 8, INIBIDOR, QUANTIFICACAO
FATOR VIII, ANTICORPOS
FATOR VIII, INIBIDOR
INIBIDOR DO FATOR VIII, QUANTIFICACAO
FATOR VIII, INIBIDOR, QUANTIFICAÇÃO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

Atenção: solicitar novo material para amostra hemolisada. Não serão aceitas amostras com o mínimo grau de hemólise. Verificar: - Se o material foi colhido em tubo correto. - Se há presença de coágulo, invertendo gentilmente o tubo. - Se o volume do sangue mais o de anticoagulante atingiu 90% ou mais do nível do tubo . - Manter o tubo tapado para não mudar o pH. - Preparar o PPP. - PREPARO DO PPP (plasma pobre em plaquetas). - No MÁXIMO até 3 horas após a coleta, centrifugar a amostra em 18 ºC, por 15 minutos a 2200 g. - Separar o plasma cuidadosamente, com pipeta plástica, sem tocar a camada que contém as plaquetas. - Colocar em 1 tubo plástico da BD de 4,0 mL - Volume mínimo de plasma a ser enviado: 2 mL. - Enviar imediatamente à seção, envolto em gelo seco.

Método

- Quantificação de inibidor do fator VIII em Unidades Bethesda. - O método se baseia na quantificação do fator VIII C residual em misturas de plasma do paciente (em diferentes diluições) com "pool" de plasmas normais e após incubação por 2 horas a 37 ºC.

Valor de referência

- INDETECTÁVEL. - Limite inferior de detecção: 0,5 Unidade Bethesda.

Interpretação e comentários

- Este teste permite a confirmação da presença de inibidor específico contra a molécula de fator VIII, assim como sua quantificação em unidades Bethesda. - Os inibidores do fator VIII são anticorpos, em sua grande maioria, tipo IgG, freqüentemente encontrados em portadores de hemofilia A (hemofilia clássica) após o uso de terapêutica específica para reposição de fator VIII. Ocorrem em cerca de 15-20% dos indivíduos com hemofilia A grave (fator VIII:C menor que 1%) e raramente são observados em portadores de hemofilia moderada ou leve. - Além da hemofilia A, inibidores adquiridos de fator VIII podem ser encontrados em associação com outras condições clínicas, tais como puerpério, artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, asma brônquica, doença inflamatória intestinal, eritema multiforme, dermatite herpetiforme, gamopatias monoclonais, neoplasias e reação a certos medicamentos. No entanto, cerca de 50% dos indivíduos com inibidores adquiridos, não associados à hemofilia A, não apresentam nenhuma doença subjacente.

Orientações necessárias

- Após dieta leve, o jejum não é necessário. Caso contrário, sugere-se jejum de três horas. - O cliente deve informar todos os medicamentos utilizados nos últimos sete dias.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822