Fator XIII, Qualitativo para deficiência grave, plasma

Outros nomes:

ESTABILIDADE DO COAGULO EM UREIA 5 MOLAR, TESTE DA

FATOR 13

FATOR ESTABILIZADOR DA FIBRINA

FATOR ESTABILIZADOR DA FIBRINA, TESTE QUALITATIVO

FATOR LAKI-LORAND

FATOR XIII, DEFICIENCIA DE

FATOR XIII, PESQUISA DE

FIBRINOLIGASE

TESTE DE SOLUBILIDADE DO COAGULO DA FIBRINA

Fator XIII, Qualitativo para deficiência grave

Orientações necessárias

- O cliente deve informar todos os medicamentos utilizados nos últimos sete dias. - Após dieta leve, o jejum não é necessário. Caso contrário, sugere-se jejum de três horas.

Processamento e adequação da amostra

Verificar: Se há presença de coágulo, invertendo gentilmente o tubo. Se houver, recusar o material. Se o volume de sangue + o anticoagulante atingiu 90% ou mais do nível do tubo (observar tabela com referência de preenchimento). Se o volume estiver incorreto, solicitar coleta de novo material ou em caso de dúvida contatar um colaborador do Setor de Hemostasia. PREPARO DO MATERIAL A SER ENVIADO CONGELADO (plasma pobre em plaquetas) 1) No máximo até 3 horas após a coleta, centrifugar as amostras a 18 ºC em 2.200 g durante 15 minutos. 2) Retirar o material da centrífuga e observar se o paciente tem hematócrito alto (utilizar tabela). Se a papa de hemácias for igual ou superior ao limite indicado, isto significa que o paciente tem hematócrito superior a 55%. Nesta situação avisar e encaminhar o material aos cuidados de um colaborador do setor Hemostasia. Amostra hemolisada: consultar a régua de hemólise (vide ITR-.DIS-00059) Procedimento para amostra hemolisada: Comparar a amostra hemolisada com a régua de hemólise para checar o índice hemolítico seguindo as orientações abaixo: * Amostra com índice hemolítico até 30 mg/dL - liberar resultado sem nota * Amostra com índice hemolítico de 40, 50 e 60 mg/dL - liberar resultado com nota * Amostra com índice hemolítico maior ou igual a 70 mg/dL - solicitar nova coleta 3) Identificar um tubo plástico de 4,0 mL, separar cuidadosamente o plasma com pipeta plástica sem tocar na camada onde estão as plaquetas e sem formar "espuma". Volume mínimo de plasma: 1,0 mL 4) Tampar. 5) Colocar o material no gelo seco. 6) Encaminhar o material para o Setor de Hemostasia congelado em gelo seco. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2ºC a 8ºC): 4 horas em tubo primário ou plasma; Congelada (- 20ºC): 2 semanas; Congelada (- 70ºC): 6 meses

Método

- Avaliação da estabilidade do coágulo de fibrina em solução de uréia 5M, durante um período de 24 horas, após adição de cálcio ao plasma pobre em plaquetas.

Valor de referência

- Negativo (ausência de deficiência grave).

Interpretação e comentários

- O teste é utilizado para a detecção qualitativa de deficiências graves de fator XIII (níveis inferiores a 2%). Os métodos clássicos de triagem da Hemostasia (tempo de trombina, tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcial ativada ) não se alteram na presença da deficiência de fator XIII. Assim sendo, a identificação dessa anormalidade requer o emprego de um teste específico - que pode ser tanto a detecção qualitativa quanto a quantificação de fator XIII. - As deficiências de fator XIII podem ser congênitas ou adquiridas. A congênita apresenta herança autossômica recessiva e é rara na maioria das populações, embora seja mais prevalente entre os descendentes de judeus asquenazes. Já as principais causas da adquirida incluem a presença de anticorpos contra o fator XIII, a coagulação intravascular disseminada e a insuficiência hepática. Na maioria dessas situações, porém, a deficiência é parcial e, portanto, indetectável por este método. Para tais situações clínicas, recomenda-se a quantificação de fator XIII.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.