Febre Maculosa (Rickettsia Rickettsi), Anticorpos IgG e IgM, soro

Outros nomes:
SOROLOGIA PARA RICKETTSIA
SOROLOGIA PARA RIQUÉTSIA
SOROLOGIA PARA FEBRE DAS MONTANHAS ROCHOSAS
SOROLOGIA PARA RMSF
SOROLOGIA PARA DOENÇA DO CARRAPATO
SOROLOGIA PARA RIQUETSIOSE
FEBRE MACULOSA IGG E IGM

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

Não é necessário preparo para este exame.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Aliquotar 1 mL de soro em tubo de alíquota padrão; - Volume mínimo: 0,5 mL - Encamimhar material refrigerado ao LARI-LARN. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: Não aceitável Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias Congelada (-20 ºC): 14 dias Não serão aceitas amostras com hemólise e/ou lipemica.

Método

Imunofluorescência.

Valor de referência

IgG: Inferior a 1/64 IgM: Inferior a 1/64

Interpretação e comentários

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida por carrapatos, caracterizando-se por ter início abrupto, com febre elevada, cefaléia e mialgia intensa e/ou prostração, seguida de exantema máculo-papular, predominantemente nas regiões palmar e plantar, que pode evoluir para petéquias, equimoses e hemorragias. A espécie de riquétsia mais comumente encontrada no Brasil é Rickettsia rickettsi. Os anticorpos contra este agente são detectáveis em 7 a 10 dias após o início dos sintomas. A infecção aguda geralmente é caracterizada pela presença de IgG e IgM em títulos superiores a 1/64, ou a presença isolada de IgG em títulos superiores a 1/256. Tanto a soroconversão quanto um aumento de 4 vezes nos títulos de IgG em duas amostras colhidas com intervalo de 1 a 2 semanas correspondem à doença aguda ou recente. Depois do tratamento, os títulos de anticorpos caem lentamente, de modo que a IgM tende a se tornar indetectável em até 3 meses, e a IgG em 8 a 12 meses.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822