Fenol, dosagem, urina

Outros nomes:
BENZENO, PESQUISA E DOSAGEM NA URINA
FENOL, PESQUISA E DOSAGEM NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 10 dias corridos às 18h

Processamento e adequação da amostra

Urina isolada: - Verificar se a amostra foi enviada em frasco cristal de tampa branca. Caso não seja esse o frasco, solicitar nova coleta. - Não manipular. - Enviar refrigerado. - Volume mínimo: 20 mL. Urina de 24 horas: - Urina de 24 horas, colhida em frasco de urina Livre de metal (1 litro). Alíquotar no mínimo 20 ml em frasco cristal de tampa branca. Manusear o menos possível para evitar contaminação da amostra. - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. "ATENÇÃO - Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante."

Método

- Cromatografia gasosa

Valor de referência

- Valor de referência: até 20 mg /g creatinina - IBMP (índice biológico máximo permitido): até 250 mg/g creatinina

Interpretação e comentários

- O fenol tem uso em antissépticos, desinfetantes, germicidas, inseticidas, na produção de resinas fenólicas, na indústria farmacêutica e de petróleo. Foi constatada, ainda, sua presença na fumaça de cigarros. - As vias de entrada são respiratória e digestiva, por contato cutâneo e em mucosas. A intoxicação aguda leva a cianose, quadros neurológico (excitação, convulsões e coma) e respiratório (tosse, dispneia, bronquite e penumonite). Edema agudo de pulmão pode surgir de 6 a 24 horas após inalação e até 72 horas após ingestão. Após a ingestão oral, podem ocorrer dores abdominais, vômitos, diarreia e úlceras. A substância é cáustica em contato com pele e mucosas e leva a meta-hemoglobinemia. A exposição crônica pode se apresentar por distúrbios digestivos (vômitos, diarreia, dificuldade de engolir), alterações hepáticas, renais e neurológicas (cefaleia, vertigem, fraqueza). - O fenol é um dos produtos de metabolização do benzeno, mas a utilização de tal substância como marcador de exposição ocupacional ao benzeno não é mais recomendada. - O fenol urinário é utilizado como um marcador de exposição aguda ou crônica ao próprio fenol.

Orientações necessárias

I - Material - Este exame pode ser feito em amostra isolada de urina e/ou urina de 24 horas. - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. Urina isolada: - No caso de avaliação ocupacional, recomenda-se a coleta de duas amostras de urina, uma no início e outra no fim da jornada de trabalho, após, no mínimo, dois dias seguidos de exposição. Se, contudo, for feita opção por amostra única, a urina deve ser colhida no término da jornada. Urina de 24 horas: Alíquotar no mínimo 20 ml em frasco cristal de tampa branca. Manusear o menos possível para evitar contaminação da amostra. -Retirar o frasco na unidade. II - Coleta - O procedimento não pode ser feito no posto de trabalho. Quando realizado nas dependências da empresa, deve ser feito no ambulatório ou em outro ambiente limpo e sem contaminação. - Antes da coleta, deve ser feita rigorosa higiene das mãos. - O cliente não deve usar a vestimenta usual de trabalho ao coletar este exame. III - Prazo para a entrega do material - As amostras têm de ser mantidas sob refrigeração e precisam ser entregues no Fleury até dois dias após o término da coleta.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822