Fenotipagem eritrocitária, Rh e Kell, sangue

Outros nomes:
FENOTIPAGEM RH
PESQUISA DOS ANTÍGENOS ERITROCITÁRIOS RH
PESQUISA DOS ANTÍGENOS C, C, D, E, E, C
FENOTIPAGEM HR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear. - Enviar ao setor em temperatura ambiente. - Estabilidade da amostra: -- refrigerada (2-8°C): 7 dias -- congelada (-20°C): NÃO ACEITÁVEL.

Método

- Gel centrifugação em microtubo.

Valor de referência

- Não se aplica.

Interpretação e comentários

- Além do RhD, há outros antígenos relevantes do sistema Rh (ISBT número 004), como o C (RH2), o Cw (RH8), o E (RH3), o c (RH4) e o e (RH5). Sua frequência na população caucasiana é estimada em D= 85%, C=70%, C w=1%, c=80%, E=30% e e=90%, de acordo com Issit (P.D.: Applied Blood Group Serology, 3rd ed. Montgomery Scientific Publications, Miami, 1985). Já o antígeno Kell (K) é expresso por aproximadamente 9% dessa população. - O presente teste possibilita a fenotipagem dos antígenos de maior importância clínica dos sistemas Rh (antígenos, C, c, Cw, E, e) e Kell (antígeno K). Hemácias positivas para esses antígenos podem estimular a produção de anticorpos em indivíduos negativos para os respectivos antígenos. Uma vez formados, tais anticorpos são capazes de destruir os eritrócitos que expressem os antígenos correspondentes. - Os antígenos, E, e, C, c, Cw e Kell são altamente imunogênicos, razão pela qual seus respectivos anticorpos (, anti-E, anti-e, anti-C, anti-c, anti-Cw e anti-K) podem provocar reações hemolíticas pós-transfusionais imediatas ou tardias e até constituir a causa de doença hemolítica perinatal. - Diante disso, a determinação dos fenótipos Rh e Kell é importante para gestantes aloimunizadas, para pacientes que iniciarão esquema crônico de transfusão, para indivíduos com anticorpos irregulares de significado clínico, para a fenotipagem de doadores de sangue e para a definição da zigosidade de pais de fetos sob risco de doença hemolítica perinatal. Neste último caso, é possível determinar a zigosidade dos antígenos E, e, C e c.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822