Outros nomes: Fibrilarina, Anticorpos Anti no soro, FIBRILARINA, ANTICORPOS TOTAIS, SORO, ANTICORPOS, ANTI FIBRILARINA, SORO, Anticorpos anti fibrilarina soro, Fibrilarina anticorpos anti no soro, Fibrilarina anticorpos totais soro
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente;
- Volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL..
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 6 meses.
- Western-blot.
- São pesquisados anticorpos contra a proteína fibrilarina de peso molecular 34 kDa.
- Negativo (ausência de reatividade contra a proteína de 34 kDa).
- Este exame não necessita de preparo.
- Detectada exclusivamente no nucléolo e no corpo de Cajal, a fibrilarina é uma proteína de 34 kDa que representa o principal componente protéico do complexo U3-RNP nucleolar, o qual tem participação no processamento de RNA ribossomal recém-transcrito.
- Os anticorpos antifibrilarina são marcadores diagnósticos de esclerose sistêmica, ou esclerodermia. Mais freqüentes em negros, apresentam associação com hipertensão pulmonar, miopatia e envolvimento do intestino delgado.
- Esses anticorpos ocasionam um padrão de fluorescência peculiar, caracterizado por coloração grumosa do nucléolo e coloração tênue pericromossômica em células em metáfase. O encontro desse padrão e da reatividade contra a proteína de 34 kDa é próprio de sua presença. Alguns indivíduos apresentam anticorpos que reconhecem apenas epítopos conformacionais, ou seja, que estão presentes apenas na forma nativa da fibrilarina e, esses casos, o método de Western Blot não consegue detectar.