Filaria, Detecção, sangue total, sangue

Orientações necessárias

- ATENÇÂO: Na suspeita de Wuchereria bancrofti ou Brugia sp., a coleta de amostra de sangue deve ser realizada exclusivamente à noite, entre 22:00 e 4:00h. - É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Não centrifugar; - Não aliquotar; - Enviar imediatamente ao LARI/LARN, no próprio tubo de coleta, refrigerado.

Método

- Concentração em formol a 2% e microscopia óptica.

Valor de referência

- Não detectado

Interpretação e comentários

As espécies que causam doença em humanos, e já foram detectadas no Brasil são Mansonella ozzardi, Onchocerca volvulus e Wuchereria bancrofti. Casos de doença por O. volvulus tem sido reportados no norte do estado do Amazonas, noroeste de Roraima e região centro-oeste, enquanto casos de M. ozzardi tem sido reportados apenas no Amazonas e Roraima. A ocorrência de doença por W. bancrofti é rara atualmente e tem sido restrita às áreas peri-urbanas de Belém e Recife. Em pacientes com linfedema, o diagnóstico da parasitose por W. bancrofti ou Brugia sp., pode ser feito por ultrassom, que permite a visualização do parasita adulto no interior dos vasos linfáticos. Para o diagnóstico de O.volvulus a metodologia com maior sensibilidade é a pesquisa de IgG4 específica no sangue periférico. Caso haja necessidade de confirmação da etiologia, detectando a presença de microfilárias no sangue periférico, e na suspeita de Wuchereria bancrofti, ou Brugia sp., a coleta de amostra de sangue deve ser realizada exclusivamente à noite, entre 22:00 e 04:00.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.