Manual de exames

FISH para o gene ALK, bloco de parafina

Outros nomes: Hibridação por fluorescência para o gene ALK, Pesquisa do gene ALK por FISH, FISH para translocação do gene ALK, Rearranjo para ALK, Pesquisa de rearranjoou translocação do gene ALK por FISH

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Este exame é realizado somente mediante diagnóstico confirmado de linfoma e de carcinomas não pequenas células de pulmão.

Processamento e adequação da amostra

- Encaminhar o(s) bloco(s) de parafina enviado(s) ou amostra processada no Laboratório juntamente com a solicitação médica e o questionário respondido pelo cliente à Anatomia Patológica.

Método

-Hibridação "in situ" por fluorescência em amostras incluídas em parafina. Trata-se de reação na qual se usa sonda molecular (sequência de DNA) marcada com fluorocromo, a qual se liga ao DNA alvo complementar.
A análise consiste na contagem de 200 intérfases por dois ou mais observadores.

Valor de referência

Controle normal < 15% de células com uma fusão e um sinal verde e vermelho separados.

Interpretação e comentários

A detecção de rearranjos envolvendo o gene ALK é de extrema importância em carcinomas não pequenas células de pulmão, para indicação terapêutica e, em alguns tipos de linfoma, para diagnóstico e indicação terapêutica.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura