Fósforo, Reabsorção Tubular, soro e urina

Outros nomes:
DEPURACAO DE FOSFORO INORGANICO
FOSFORO INORGANICO, DEPURACAO
FÓSFORO, REABSORÇÃO TUBULAR
CLEARENCE DE FÓSFORO

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Material - O teste é realizado em sangue e em urina de 12 horas noturnas ou de outro período de tempo solicitado pelo médico. II- Critérios de realização - Para a coleta, devem ser retirados, no Fleury, os frascos com as instruções necessárias. - O cliente não pode tomar laxante na véspera do exame. - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame na ocasião da menstruação. III - Prazo de entrega - A urina deve ser entregue no Fleury até 48 horas após o término da coleta. Atenção: - O prazo máximo entre a coleta de sangue e a entrega da amostra de urina (ou vice-versa) é de 72 horas.

Processamento e adequação da amostra

- No item DEPP, anotar: - Peso e altura do paciente - Os horários de início e fim da coleta de urina - Sangue: - Aguardar 30 minutos - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC - Não aliquotar - Urina: - Homogeneizar e medir o volume total - Aliquotar 4 mL em 1 tubo Vacutainer (plástico estéril) com capacidade para 4 mL - Acidificar a urina, com ácido clorídrico 50% (HCL 10 mL/L), até atingir o pH de 2 ou 3. - Anotar volume total na ficha do cliente e no terminal de computador - Enviar o soro e a urina à seção, em temperatura ambiente Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 6 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 2 dias; Congelada (-20 ºC): 6 meses.

Método

- Fósforo (soro e urina): método UV. - Creatinina (soro e urina): Cinético colorimétrico.

Valor de referência

- Reabsorção tubular de fósforo de 78% a 98%.

Interpretação e comentários

- O exame é útil na investigação de tubulopatias proximais e na investigação do metabolismo do cálcio e/ ou do fósforo. No hiperparatiroidismo, ocorre redução na reabsorção tubular de fósforo; no hipoparatiroidismo, observa-se o fenômeno inverso. Na síndrome de Fanconi, por sua vez, há comprometimento dessa reabsorção e aumento da fosfatúria.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822