Outros nomes: INFERTILIDADE MASCULINA, PROVA FUNCIONAL DO ESPERMATOZOIDE, Pesquisa / prova / testede fragmentação de DNA espermático, Pesquisa / prova / teste de fragmentação de DNA no espermatozoide, Prova de função espermática, Prova de função do espermatozoide, TESTE DE CROMATINA, TESTE DE CROMATINA ESPERMATICA, Espermograma com fragmentação de DNA, FRAGMENTAÇÃO DE DNA ESPERMATICO
Obrigatório apresentação de pedido médico;
- Este exame está condicionado à realização de ESPERMOGRAMA
- Quando atendimento for realizado por convênio no pedido deve constar ESPERMOGRAMA + FRAGMENTAÇÃO para que se possa verificar a liberação de autorização para o ESPERMOGRAMA.
- A coleta do material requer um período de abstinência sexual de dois a sete dias, ou seja, a última ejaculação não deve ter sido nos dois dias anteriores nem em período superior a sete dias
- O cliente não pode ter feito exame com contraste nas últimas 48 horas
- O teste pode ser realizado em material colhido fora do Fleury apenas mediante solicitação médica específica, que descreva essa necessidade claramente. Nessas situações, o laudo informa que se trata de coleta feita fora da unidade de atendimento.
- O frasco para coleta deve ser retirado na Unidade Paraíso, por se tratar de um recipiente apropriado para essa finalidade, mediante a apresentação de pedido médico
- Para coleta no Fleury é necessário o agendamento prévio
- Não haverá coleta aos domingos e feriados.
- Caso o cliente tenha vontade de urinar antes do exame, deve fazê-lo preferencialmente em até uma hora antes da coleta.
- Coleta e recebimento do material: 2ª a 6ª feria das 7:00hs a 13 hs. Sábado das 7:00hs as 12:00hs
Conferir identificação;
- O sêmen deve ser entregue até 25 minutos após a coleta no Setor ANSE, independentemente de haver solicitação de outros exames (por ex., culturas em geral).
Armazenamento: T.A.
Estabilidade: 24 horas
Condições de envio: enviar em uma caixa de papelão devidamente identificada como “FRAGESPERM”. O eppendorff deverá ser acoplado a uma tubo de cristal e etiquetado para que fique melhor acomodado na caixa sem que haja perda de material.
Volume da amostra para a sigla FRAGESPERM: volume mínimo de 100 uL. Volume abaixo de 100 uL entrar em contato com o setor CMF para verificar possível aceitação da amostra.
TUNEL (Terminal deoxynucleotidyl transferase dUTP nick end labeling) por citometria de fluxo
Menor que 22% - baixa taxa de fragmentação de DNA espermático
23 - 26% - moderada taxa de fragmentação de DNA espermático
Maior que 27% - alta taxa de fragmentação de DNA espermático
O espermograma, embora seja a principal ferramenta para estudo do potencial fértil masculino, não é considerado o melhor exame para predizer sucesso de implantação embrionária e gravidez, pois não avalia nos seus parâmetros habituais (concentração, motilidade e morfologia) o nível de integridade do material genético do espermatozoide. O exame de TUNEL por citometria de fluxo tem a capacidade de detectar a existência de fragmentação espermática por quebra simples e dupla da cadeia de DNA. Vários fatores podem levar a uma fragmentação elevada do material genético do espermatozoide como, por exemplo: tabagismo, presença de varicocele, obesidade, orquiepididimite, leucocitospermia, idade avançada, uso de drogas, quimioterapia, radioterapia e ondas eletromagnéticas. O aumento de fragmentação do DNA espermático, mesmo na vigência de um espermograma com todos os parâmetros dentro da normalidade, pode levar a um quadro de infertilidade masculina grave, acarretando desde a falha de fertilização oocitária, má qualidade na formação embrionária, falha de implantação e abortamentos de repetição. Este exame, apesar de aferir a integridade genética do espermatozoide, não tem a capacidade para predizer riscos de malformações fetais ou síndromes cromossômicas, não devendo, portanto, ser utilizado para esta finalidade.