Fragmentação de DNA espermatico, Esperma

Outros nomes:
INFERTILIDADE MASCULINA
PROVA FUNCIONAL DO ESPERMATOZOIDE
PESQUISA / PROVA / TESTEDE FRAGMENTAÇÃO DE DNA ESPERMÁTICO
PESQUISA / PROVA / TESTE DE FRAGMENTAÇÃO DE DNA NO ESPERMATOZOIDE
PROVA DE FUNÇÃO ESPERMÁTICA
PROVA DE FUNÇÃO DO ESPERMATOZOIDE
TESTE DE CROMATINA
TESTE DE CROMATINA ESPERMATICA

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Não há resultado para ser entregue

Orientações necessárias

- O Fleury não realiza este exame sem pedido médico. - Requer um período de abstinência sexual de dois a sete dias, ou seja, a última ejaculação não deve ter sido nos dois dias anteriores nem em período superior a sete dias - O cliente não pode ter feito exame com contraste nas últimas 48 horas - O teste pode ser realizado em material colhido fora do Fleury apenas mediante solicitação médica específica, que descreva essa necessidade claramente. Nessas situações, o laudo informa que se trata de coleta feita fora da unidade de atendimento. - O frasco para coleta deve ser retirado na Unidade Paraíso, por se tratar de um recipiente apropriado para essa finalidade, mediante a apresentação de pedido médico - Para coleta no Fleury é necessário o agendamento prévio - o cliente deve comparecer à Unidade Paraíso de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, ou aos sábados e véspera de feriados, das 7 às 11 horas. Não haverá coleta aos domingos e feriados. - Caso o cliente tenha vontade de urinar antes do exame, deve fazê-lo preferencialmente em até uma hora antes da coleta. Estabilidade: material deve ser entregue imediatamente pós coleta ao setor ANSE (prazo máximo de 25 min), tanto para coletas no Fleury, como coletas domicilio.

Processamento e adequação da amostra

- Conferir identificação; - O sêmen deve ser entregue até 25 minutos após a coleta no Setor ANSE, independentemente de haver solicitação de outros exames (por ex.,culturas em geral).

Método

TUNEL (Terminal deoxynucleotidyl transferase dUTP nick end labeling) por citometria de fluxo

Valor de referência

Menor que 22% - baixa taxa de fragmentação de DNA espermático 23 - 26% - moderada taxa de fragmentação de DNA espermático Maior que 27% - alta taxa de fragmentação de DNA espermático

Interpretação e comentários

O espermograma, embora seja a principal ferramenta para estudo do potencial fértil masculino, não é considerado o melhor exame para predizer sucesso de implantação embrionária e gravidez, pois não avalia nos seus parâmetros habituais (concentração, motilidade e morfologia) o nível de integridade do material genético do espermatozoide. O exame de TUNEL por citometria de fluxo tem a capacidade de detectar a existência de fragmentação espermática por quebra simples e dupla da cadeia de DNA. Vários fatores podem levar a uma fragmentação elevada do material genético do espermatozoide como, por exemplo: tabagismo, presença de varicocele, obesidade, orquiepididimite, leucocitospermia, idade avançada, uso de drogas, quimioterapia, radioterapia e ondas eletromagnéticas. O aumento de fragmentação do DNA espermático, mesmo na vigência de um espermograma com todos os parâmetros dentro da normalidade, pode levar a um quadro de infertilidade masculina grave, acarretando desde a falha de fertilização oocitária, má qualidade na formação embrionária, falha de implantação e abortamentos de repetição. Este exame, apesar de aferir a integridade genética do espermatozoide, não tem a capacidade para predizer riscos de malformações fetais ou síndromes cromossômicas, não devendo, portanto, ser utilizado para esta finalidade.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822