Função plaquetária, Avaliação, sangue total

Outros nomes:
PFA 100
FUNÇÃO PLAQUETÁRIA, MÉTODO DE FILTRAGEM SOB ALTA PRESSÃO
PFA EM DOIS TEMPOS
PFA.

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Após dieta leve, o jejum não é necessário. Caso contrário, sugere-se jejum de três horas. - A coleta só pode ser realizada na Unidade Paraíso, sempre de segunda a sexta-feira das 7 às 10 horas e aos sábados das 7 às 8 horas. - Na véspera do exame, recomenda-se evitar a ingestão de produtos gordurosos, como manteiga, margarina, sorvete, cookies, chocolate, pães em geral, cremes, bolos, tortas, doces, óleo, azeite, frituras, maionese, ovos, carnes gordurosas, hamburger, pizza, moluscos e crustáceos, assim como o consumo de alimentos ricos em flavonóides, a exemplo de laranja, maçã, cereja, amora, uva, morango, batata, berinjela, feijão carioca, cebola, rabanete, couve, escarola, nabo,soja, chocolate amargo, vinho, suco de uva, café, chá verde, chá preto e cerveja. - Nas três horas que antecedem o exame, o cliente não pode fumar nem ingerir café, não devendo também fazer exercícios físicos três horas antes. - É necessário informar ao Fleury os medicamentos utilizados nos últimos dez dias.

Processamento e adequação da amostra

- Manter o material em repouso em temperatura ambiente. - Envolver cada tubo em saco plástico bolha. - Acondicionar as amostras em caixas de papelão juntamente com suas respectivas folhas de trabalho. - Acondicionar a caixa de isopor dentro da caixa de malote em temperatura ambiente. - Recusar material que contenha coágulo e proporção inadequada de sangue e anticoagulante. - Importante: - O material deve ser entregue à área técnica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) em, no máximo, duas horas após a coleta. ATENÇÃO: - O transporte deverá ser realizado somente por carro

Método

- Avaliação de função plaquetária por Platelet Function Analyzer (PFA-100).

Valor de referência

- Tempo de oclusão com colágeno/epinefrina: de 81 a 165 segundos; - Tempo de oclusão com colágeno/ADP: de 57 a 111 segundos.

Interpretação e comentários

- O teste é útil como ferramenta diagnóstica complementar para a pesquisa de alterações da hemostasia primária, como doenças vasculares e plaquetárias, pois o PFA-100 simula, in vitro, o processo de adesão e agregação plaquetária após uma lesão vascular. - O equipamento de análise utiliza dois tipos de cartucho para mensurar o tempo de oclusão: colágeno/epinefrina e colágeno/ADP. - Quando o teste com colágeno/epinefrina se mostra normal, a determinação do tempo de oclusão com colágeno/ADP não é realizada. Na eventualidade de forte suspeita de doença plaquetária, pode ser considerada a repetição da análise com colágeno/epinefrina, além da realização de outros exames. - Tempos prolongados de oclusão com colágeno/epinefrina e colágeno/ADP são sugestivos de alterações de hemostasia primária, indicando, conseqüentemente, a necessidade de investigação da doença de von Willebrand e de plaquetopatias. - A combinação de tempo de oclusão prolongado com colágeno/epinefrina e tempo de oclusão normal com colágeno/ADP sugere efeito medicamentoso sobre a função plaquetária.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822