Gastrina, após estímulo com Secretina, soro

Outros nomes:
TESTE DE ESTÍMULO COM SECRETINA PARA DOSAGEM DE GASTRINA
GASTRINA APÓS SECRETINA PARA PESQUISA DE SÍNDROME ZOLLINGER-ELLISON

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 12 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 22h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O exame compreende seis dosagens de gastrina, a primeira antes da infusão da secretina e as outras cinco após 2, 5, 10, 15 e 20 minutos da administração desse medicamento. - O teste leva cerca de 20 minutos, mas sua duração pode variar, dependendo da solicitação médica. - Para realizar a dosagem de gastrina após estímulo com secretina, o cliente deve adquirir, por conta própria, uma ou mais ampolas de secretina humana 16 mcg, da marca ChiRhoStim®, e levá-las à unidade de atendimento no dia do exame. O número de ampolas da medicação varia conforme o peso do indivíduo: -- até 40 kg: uma ampola; -- entre 40 kg e 80 kg, duas ampolas; -- entre 80 kg e 120 kg, três ampolas e assim por diante. II - Critérios de realização - Este exame é realizado a partir de 18 anos, mediante apresentação de solicitação médica. - É necessário informar os nomes das medicações utilizadas nos últimos 30 dias. - O cliente deve suspender, nos cinco dias que antecedem o teste, o uso de inibidores de bomba de prótons. Esses medicamentos têm nomes científicos como omeprazol, pantoprazol, rabeprazol, lansoprazol e esomeprazol e nomes comerciais como Losec®, Ogastro®, Victrix®, Peprazol®, Pantozol®, Omeprazol®, Gastrium®, Pariet®, Nexium®, etc. - Da mesma forma, os antagonistas H2 precisam ser interrompidos durante as 24 horas anteriores ao exame. Esses remédios possuem nomes científicos como cimetidina, ranitidina e famotidina e nomes comerciais como Tagamet®, Antak®, Zylium®, Famox®, etc. - Convém salientar que a suspensão de qualquer medicação depende do consentimento do médico assistente. III - Contraindicações - A dosagem de gastrina após estímulo com secretina não é realizada em crianças nem em gestantes. - Não há possibilidade de fazer o exame no mesmo dia de uma endoscopia digestiva alta. - O teste não pode ser efetuado diante de suspeita de pancreatite aguda ou crise aguda de pancreatite crônica. Em tais casos, o cliente deve aguardar no mínimo duas semanas a partir do total desaparecimento dos sintomas agudos para ser submetido ao procedimento.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos. - Centrifugar a 2.200 g, por 10 minutos, a 4ºC. - Aliquotar 1 mL de soro em tubo plástico estéril. - Enviar a amostra à seção acondicionada em gelo seco. - Não aceitar material que ficou em temperatura ambiente. Obs.: amostras lipêmicas podem sofrer interferência na dosagem. - Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente: não aceitável; -- refrigerada (2-8ºC): 5 horas; -- congelada (-20ºC): 1 mês.

Método

- Ensaio imunométrico quimioluminescente.

Valor de referência

- Um aumento igual ou superior a 200 pg/mL do valor basal da gastrina é sugestivo de gastrinoma.

Interpretação e comentários

- O teste é útil no diagnóstico da síndrome de Zollinger-Ellison, doença caracterizada por ulceração péptica severa do trato gastrointestinal e hipersecreção ácida gástrica, decorrentes da excessiva produção de gastrina por tumores pancreáticos de células não beta (gastrinomas). A hipergastrinemia também pode ser observada em situações que cursam com hipocloridria ou acloridria, a exemplo de anemia perniciosa, gastrite atrófica, carcinoma gástrico e úlcera gástrica, assim como após vagotomia. No entanto, os níveis de gastrina em tais casos não atingem valores tão altos quanto na síndrome de Zollinger-Ellison, na qual, habitualmente, encontram-se títulos superiores a 1.000 pg/mL. - O teste de estímulo com secretina é utilizado para a confirmação diagnóstica nos pacientes com suspeita clínica e níveis de gastrina inferiores a 1.000pg/mL. Se, após infusão de secretina, a dosagem de gastrina for igual ou superior a 200 pg/mL de seu valor basal, o resultado sugere a presença de gastrinoma.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822