Outros nomes: Identificação bacteriana por sequenciamento parcial do gene rRNA 16S, Identificação bacteriana por sequenciamento de DNA, RNA ribossômico 16S, identificação bacteriana por sequenciamento do gene
- Este exame permite maior precisão na identificação de espécies bacterianas pouco reativas a provas bioquímicas convencionais.
- A amostra pode ser enviada em meio sólido ou em swab com meio de transporte.
- Os isolados de origem clínica devem conter especificação do material clínico, data da cultura e idade do cliente.
- Para a identificação de micobactérias, o Fleury oferece exame específico.
- A amostra pode ser enviada em meio sólido ou em swab com meio de transporte, em temperatura ambiente.
- Para os isolados de origem clínica, devem ser informados os seguintes dados: material clínico, data da cultura e idade do paciente.
- Temporariamente não serão aceitas amostras em meio líquido.
- Pode ser aceita mesmo se enviada refrigerada.
- Seqüenciamento parcial do gene rRNA 16S.
- Não aplicável.
- O método é útil na caracterização de espécies bacterianas pouco reativas a provas bioquímicas convencionais, assim como em situações nas quais a complexidade dos testes tradicionais necessários para a diferenciação de espécies torna sua execução inviável.
- O seqüenciamento tem a vantagem de gerar uma informação que pode ser armazenada e reavaliada em face de novas diretrizes taxonômicas. O tamanho mínimo do fragmento analisado é de 1.000 pares de bases e o ponto de corte utilizado para a identificação das espécies, de 99,5%.
- Na prática, o exame compara a seqüência obtida do gene rRNA 16S com as seqüências referentes a cepas de coleções de culturas, disponíveis no GenBank. A referência do depósito com maior índice de similaridade é incluída no resultado.