Manual de exames

Giardia lamblia, Antígeno, fezes

Outros nomes: Antígeno da giardia lamblia nas fezes, GIARDIA LAMBLIA NAS FEZES, PESQUISA DE ANTIGENO DA, GIARDIA LAMBLIA, ELISA PARA, Pesquisa de giardia, Pesquisa de antígeno da G. lamblia nas fezes

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- O cliente deve colher a amostra de uma evacuação recente, em frasco sem conservante. Os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções devem ser retirados no Fleury.
- O cliente deve colher a amostra de uma evacuação recente, em frasco sem conservante.
- O material precisa ser entregue até 2 horas após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, e em até 12 horas, se refrigerado (2 a 8 ºC).
- Não há necessidade de usar laxante para a coleta, mas, caso o cliente tenha recorrido a esse expediente, o material ainda assim pode ser entregue.
- A amostra não pode ser contaminada com urina nem ser colhida do vaso sanitário.
- Nas 72 horas que antecedem o exame, o cliente não pode tomar contraste radiológico via oral nem medicamentos que contenham bário, bismuto, magnésio e carbonato de cálcio.
- Se o paciente estiver tomando algum medicamento sob orientação médica NÃO SUSPENDER a MEDICAÇÃO. Colher o material e dar esta informação quando entregar o material no Fleury.
- Se o paciente estiver tomando medicamento(s) SEM orientação médica colher o material somente 15 dias após o uso da medicação

Processamento e adequação da amostra

- Mínimo: 5g
- Enviar à seção, refrigerado, o mais rápido possível.

ATENÇÃO para todas as UNIDADES:
- Material recebido de 2ª a 6ª após 18 horas, Sábados, Domingos, Feriados: enviar o material refrigerado para a seção (envolto em almofada de gelo), onde será adequadamente congelado (-20 ºC).

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 2 horas.
Refrigerado (2-8 ºC): 12 horas;
Congelado (-20 ºC): 72 horas.

Método

- Ensaio imunoenzimático (ELISA).

Valor de referência

- Não reagente.

Interpretação e comentários

- A Giardia lamblia é o protozoário mais prevalente entre as parasitoses do trato digestório, podendo causar diarréia crônica e má absorção. A grande variabilidade na quantidade de parasitas presentes em amostras fecais torna necessária a realização de exame parasitológico em até três amostras, colhidas em dias distintos. Quando uma amostra de fezes é analisada, a sensibilidade do teste imunoenzimático é de 83%, enquanto a do exame microscópico (parasitológico) é de 63%. Já a especificidade do teste imunoenzimático atinge 100%. Se a pesquisa do antígeno for realizada em duas amostras fecais, de dias distintos, a sensibilidade analítica supera os 90%.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura