Outros nomes: Antígeno da giardia lamblia nas fezes, GIARDIA LAMBLIA NAS FEZES, PESQUISA DE ANTIGENO DA, GIARDIA LAMBLIA, ELISA PARA, Pesquisa de giardia, Pesquisa de antígeno da G. lamblia nas fezes
- O cliente deve colher a amostra de uma evacuação recente, em frasco sem conservante. Os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções devem ser retirados no Fleury.
- O cliente deve colher a amostra de uma evacuação recente, em frasco sem conservante.
- O material precisa ser entregue até 2 horas após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, e em até 12 horas, se refrigerado (2 a 8 ºC).
- Não há necessidade de usar laxante para a coleta, mas, caso o cliente tenha recorrido a esse expediente, o material ainda assim pode ser entregue.
- A amostra não pode ser contaminada com urina nem ser colhida do vaso sanitário.
- Nas 72 horas que antecedem o exame, o cliente não pode tomar contraste radiológico via oral nem medicamentos que contenham bário, bismuto, magnésio e carbonato de cálcio.
- Se o paciente estiver tomando algum medicamento sob orientação médica NÃO SUSPENDER a MEDICAÇÃO. Colher o material e dar esta informação quando entregar o material no Fleury.
- Se o paciente estiver tomando medicamento(s) SEM orientação médica colher o material somente 15 dias após o uso da medicação
- Mínimo: 5g
- Enviar à seção, refrigerado, o mais rápido possível.
ATENÇÃO para todas as UNIDADES:
- Material recebido de 2ª a 6ª após 18 horas, Sábados, Domingos, Feriados: enviar o material refrigerado para a seção (envolto em almofada de gelo), onde será adequadamente congelado (-20 ºC).
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 2 horas.
Refrigerado (2-8 ºC): 12 horas;
Congelado (-20 ºC): 72 horas.
- Ensaio imunoenzimático (ELISA).
- Não reagente.
- A Giardia lamblia é o protozoário mais prevalente entre as parasitoses do trato digestório, podendo causar diarréia crônica e má absorção. A grande variabilidade na quantidade de parasitas presentes em amostras fecais torna necessária a realização de exame parasitológico em até três amostras, colhidas em dias distintos. Quando uma amostra de fezes é analisada, a sensibilidade do teste imunoenzimático é de 83%, enquanto a do exame microscópico (parasitológico) é de 63%. Já a especificidade do teste imunoenzimático atinge 100%. Se a pesquisa do antígeno for realizada em duas amostras fecais, de dias distintos, a sensibilidade analítica supera os 90%.